MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiba como solicitar a renovação da CNH online. Veja passo a passo

Estado do país passou a ofertar o serviço da solicitação da renovação da CNH online; saiba o passo a passo para realizar o procedimento. Confira

Modelo da nova CNH que passou a ser emitida em junho
Modelo da nova CNH que passou a ser emitida em junho - Detran MT - Renovação da CNH online

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/07/2022, às 20h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os motoristas do Rio de Janeiro agora já contam com uma ótima novidade. É que, no Estado, é possível solicitar a renovação da CNH online. O serviço de renovação da habilitação simplificada, que pode ser feito diretamente no Posto Digital, foi disponibilizado esta semana pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Veja passo a passo. 

Para ter direito à novidade, os motoristas precisam ter emitido a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior no Rio de Janeiro, além de ter o domínio atual no Estado. Neste caso, não é permitido solicitar a alteração dos dados da carteira anterior, apenas a inclusão de informação de atividade remunerada. 

Os cidadãos que não se enquadram nessas condições, precisará continuar realizando o procedimento obrigatório, como o agendamento prévio do serviço em um posto do órgão de controle. 

+++ Texto da PEC de auxílios aprovado no Senado é mantido por relator; o que falta para aprovação?

Veja passo a passo para realizar procedimento

A renovação da CNH online pode ser realizada por meio da plataforma Posto Digital. Para dar prosseguimento ao atendimento, é necessário informar os dados exigidos, além de indicar uma unidade do Detran-RJ apenas para fazer a fotografia digital e a biometria e, posteriormente, para retirar o documento. 

O atendimento presencial será feito por ordem de chegada. Pelo Posto Digital, o motorista será informado do endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental.

Motoristas com menos de 64 anos podem acessar a aba de renovações simplificadas no Posto Digital a qualquer momento. Para maiores de 65 anos, o serviço está disponível apenas 90 dias antes do término do período de renovação. Vale lembrar que motoristas com 65 anos ou mais estão isentos do documento único do Detran de Arrecadação (Duda). As solicitações de atualização online não são obrigatórias e quem optar por fazê-lo pode solicitar diretamente na estação.

Vejas serviços ofertados pelo Posto Digital 

Além da renovação digital da CNH, na plataforma os motoristas podem realizar procedimentos e obter documentos, como a Autorização para Transferência da Propriedade de Veículos (ATPV-e) e obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). É possível, ainda, fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.