Poucos dias do fim do prazo, contribuinte pode receber parte do valor pago com tributos; Veja como funciona a dedução no Imposto de Renda 2023
Faltando apenas seis dias para encerrar o prazo do envio da declaração do Imposto de Renda, quem ainda não enviou o documento pode ter a chance de receber parte do valor pago com tributos por meio da restituição.
Esse tipo de desconto é conhecido como dedução e ajuda a diminuir o valor a ser pago à Receita Federal dos valores tributáveis recebidos em 2022. Vale lembrar que o prazo bate à porta e encerra às 23h59, do dia 31 de maio.
Para receber o desconto, o cidadão precisa considerar regras e parâmetros estabelecidos pela Receita. A dedução no imposto de renda trata-se de determinada quantia que pode ser abatida da base de cálculo durante a declaração.
+ Dívidas com a União: órgão federal lança novas diretrizes para facilitar negociação
LEIA TAMBÉM
A não familiaridade com o sistema da Fisco ou a falta de atenção pode gerar prejuízos e acabar em dor de cabeça. Ao invés de receber a restituição, o contribuinte pode ser obrigado a refazer a declaração, gerando uma multa de até 75% do imposto devido.
É certo que a declaração do imposto de renda exige cuidados para não cair na malha fina, que os principais motivos são a ocultação de rendimentos ou preenchimento errado da declaração. Abaixo, veja o que pode aumentar a restituição:
Os gastos com saúde são os valores pagos a planos de saúde, hospitais, exames, além de consultas com médicos, dentistas, psicólogos e outros. Os valores gastos com saúde são deduzidos integralmente. Já os gastos com educação possuem limite de dedução em 2021, que chega a R$ 3.561,50.
Os gastos com dependentes podem ser restituídos ao apresentar todas as respectivas receitas. Os considerados dependentes precisam ser cônjuges, filhos, companheiros, pais, e avós, caso seja comprovada a dependência. Para a pensão alimentícia, só é válido para aqueles determinados judicialmente, estabelecidos mediante acordo na justiça.
No caso da previdência privada, os valores pagos ao INSS e fundos de pensão privados também são dedutíveis do Imposto de Renda com dedução de até 12% dos rendimentos tributáveis. Já as doações para instituições e fundos do governo são dedutíveis, mas precisam ser feitas durante o ano da declaração prevista.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.