MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saiu o resultado da lista de espera do Prouni; Veja prazo para inscrição

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da lista de espera do Prouni. Participante que manifestou interesse e foi pré-selecionados deve comparecer na universidade

Cinco estudantes sorrindo
Cinco estudantes sorrindo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 11/04/2023, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Saiu nesta segunda-feira (10) o resultado da lista de espera do Prouni para os participantes que manifestaram interesse em disputar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos. É preciso ficar atento para não perder o prazo para inscrição na instituição de ensino selecionada: 19 de abril.

O resultado foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC) e os interessados podem conferir se foram pré-selecionados no ambiente do Prouni, no portal Acesso Único. A consulta ficará disponível também até o dia 19 de abril.

Quem tiver sido selecionado terá até essa data para comprovar as informações da inscrição diretamente na instituição de ensino que escolheu. Ao todo, foram ofertadas 290 mil bolsas integrais e parciais nesta primeira edição do Prouni - voltado ao ingresso do estudante de baixa renda ao ensino superior.

+Judiciário terá reserva de vagas de emprego para mulheres, aprova CNJ

Saiba mais sobre o Prouni

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, é um programa do governo federal brasileiro criado em 2004, no primeiro mandato do Lula, com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda.

Podem se beneficiar do ProUni os estudantes que tenham concluído o ensino médio:

  • na rede pública ou na rede privada, desde que tenham sido bolsistas integrais;
  • comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, para bolsa de 100%;
  • comprove renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa da família para bolsa de 50%;
  • realizaram o Enem de 2022 ou de 2021;
  • obtido no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota superior a zero na redação.

O processo seletivo do Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo a população que não possui diploma de nível superior.  Os candidatos selecionados para as bolsas integrais do ProUni não precisam pagar nada pela mensalidade do curso, enquanto os selecionados para as bolsas parciais de 50% deverão pagar a metade da mensalidade do curso. 

+Ciclo de estudo para concurso público: entenda como funciona esse método

Além disso, o Prouni também oferece outras vantagens, como a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de cursos e instituições de ensino, e a oportunidade de receber uma formação de qualidade, o que aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.