MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Setor de serviços cai nos meses de janeiro e fevereiro, informa IBGE

Mesmo com desaceleração no setor de serviços em 2022, a atividade ainda está mais de 5% acima do período pré-pandemia de covid-19

Setor de serviços cai nos meses de janeiro e fevereiro, informa IBGE
Agência Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 12/04/2022, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O início de 2022 foi desafiador para o setor de serviços, como indica a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de serviços caiu 0,2%em fevereiro na comparação com o mês anterior. Em janeiro, o componente já havia caído 1,8%. Com este resultado, a área já acumula perda de 2% no primeiro bimestre do ano. 

Apesar do resultado negativo do início de 2022, o setor de serviços já está 5,4% acima do nível pré-pandemia em fevereiro de 2020. Entretanto, ele ainda está 7% abaixo de novembro de 2014, o auge da área. 

+Número de reclamações por compras feitas na internet cresceram 536% em dois anos

O volume de serviços subiu 7,4% na comparação com fevereiro de 2021, 8,4% no primeiro bimestre (em comparação com o mesmo período do ano passado) e 13% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de janeiro para fevereiro, a queda foi puxada por duas atividades: serviços de informação e comunicação (-1,2%) e outros serviços (-0,9%).

Em contrapartida, três atividades apresentaram alta de janeiro para fevereiro: transportes (2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) e os prestados às famílias (0,1%). O agregado de atividades turísticas teve um recuo de 1%.

Sobre a receita nominal, os serviços tiveram queda de 1,5% na comparação com janeiro, mas cresceram 13,1% em relação a fevereiro do ano passado, 14,1% no primeiro bimestre e 17,2% no acumulado de 12 meses.

*com informações do IBGE e Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.