MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

SP oferece cursos profissionalizantes gratuitos para população. Veja regiões

Governo de São Paulo oferta, a partir desta quarta-feira (2) inscrições para 70 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na região central

Dois estudantes
Dois estudantes - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/08/2023, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo, a partir desta quarta-feira (2), disponibilizará inscrições para 70 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na região Central

Esses cursos visam capacitar profissionalmente jovens de 16 a 24 anos que concluíram o ensino fundamental e almejam ingressar no mercado de trabalho. Em todo o estado de São Paulo, serão ofertadas 15 mil vagas no total. 

As vagas destinadas a este público e oferecidas na região mencionada são para as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e automotiva. Vale mencionar que as inscrições estarão abertas até o dia 21 de agosto.

+ Taxa de juros do cartão de crédito em queda: Haddad faz previsão otimista

Saiba como se inscrever 

Para participar, os interessados precisam fazer um cadastro no site www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br e escolher o curso desejado. Além disso, é necessário responder ao Quiz Vocacional no aplicativo Meu Futuro Profissional para concluir a inscrição. Não há a necessidade de passar por um processo seletivo.

A comunicação com os candidatos será realizada exclusivamente por e-mail, utilizando as informações pessoais fornecidas por cada inscrito durante o cadastro no site. As aulas estão previstas para começar em setembro.

Cursos online 

Além das opções de cursos presenciais, estão disponíveis alternativas no formato remoto em áreas como Tecnologia, Gestão & Negócios e Saúde. São oferecidas 9.116 vagas no total, e a inscrição também pode ser feita através do site.

Esses cursos foram projetados para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem diversas áreas, como Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Automotivo e Saúde.

Conforme dados do IBGE (2022), cerca de 30,9% dos jovens da população do Estado de São Paulo estão desempregados, muitos deles em empregos informais e sem a formação mínima necessária para ingressar no setor produtivo.

Os cursos têm uma carga horária de 120 horas e podem ser realizados ao longo de quatro meses, tanto na modalidade presencial quanto no formato remoto, com aulas ao vivo. As aulas presenciais serão ministradas em escolas técnicas, incluindo unidades de ETECs e FATECs, localizadas em 75 municípios do estado de São Paulo.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.