MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Título de eleitor 2022: quase 100 mil jovens já emitiram documento; saiba mais

Após baixa procura, campanha do TSE faz quase 100 mil jovens emitir o título de eleitor 2022; Veja o passo a passo para emitir o documento 100% online

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/03/2022, às 19h08

Título de eleitor 2022: quase 100 mil jovens já emitiram documento
Título de eleitor 2022: quase 100 mil jovens já emitiram documento - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Próximo ao prazo para a emissão do título de eleitor 2022, até o dia 4 de maio, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram emitidos entre os dias 14 e 18 de março 96.425 novos títulos, em todo o Brasil e no exterior, para jovens entre 15 e 18 anos de idade.  

O documento habilita os eleitores a votar nas eleições deste ano, que acontecem em 2 de outubro, o primeiro turno. As novas emissões vieram depois de uma semana de mobilização dos jovens promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, e que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

Título de eleitor 2022: mobilização do TSE faz jovens emitir quase 100 mil

De acordo com informações da Justiça Eleitoral, foram realizadas 6,8 mil publicações no Twitter sobre o assunto durante a mobilização, que contou com a participação ainda de diversas instituições, incluindo clubes de futebol como Flamengo e Corinthians.

A ação foi realizada no momento em que a Justiça Eleitoral registrou o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral nos últimos 30 anos. O menor registro da participação de jovens ocorreu nas últimas eleições municipais de 2020, no momento em que a emissão do título de eleitor teve uma queda e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. 

Foi registrada uma maior procura para a emissão do documento por parte do público feminino, que contou com 52.561 solicitações, enquanto 43.864 jovens buscaram emitir o documento. O estado com o maior número de emissões foi São Paulo (18.186), seguido por Minas Gerais (9.050) e Bahia (7.083).

Saiba como emitir documento 100% digital 

Por conta do distanciamento social e a preservação da saúde dos eleitores e servidores — ainda estamos vivendo a pandemia da Covid-19, a Justiça eleitoral ampliou o serviço do Título Net e agora o usuário pode solicitar a primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e alteração de dados cadastrais. 

No caso daqueles que irão solicitar o título pela primeira vez, é necessário acessar o Título Net. Logo após, escolha o estado em que você mora e clique em avançar. A lista de documentos necessários para concluir a solicitação vai aparecer na tela.

Na aba ‘Título de Eleitor’, em caso de primeira via, selecione a opção ‘Não tenho’ e prossiga o atendimento. Após o envio dos dados, toda a documentação será analisada pela justiça eleitoral. Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o mesmo site. Para realizar todo o procedimento da maneira 100% digital, o cidadão precisa acessar o sistema aqui! Preparar toda a documentação que será anexada ao requerimento, veja lista:

  • Foto selfie com documento de identidade 
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

No caso das imagens, elas não podem ultrapassar o tamanho máximo de 10MB, sendo permitido os formatos: PNG, PDF e JPG.  

Ao avançar no procedimento, inicialmente selecionando o domicílio eleitoral, no campo “Título de Eleitor”, basta informar a opção “NÃO TENHO”, no caso daqueles que não possuem o título de eleitor. No formulário, você deve informar ao menos um telefone para contato, o requerimento será concluído após a análise das informações prestadas. Você pode acompanhar o seu requerimento aqui

Para os eleitores que precisam mudar o domicílio eleitoral ou realizar mudança no cadastro eleitoral, eles precisam conferir a situação eleitoral no site da Justiça Eleitoral. Logo após, é só seguir os mesmos passos descritos acima para quem vai solicitar o título de eleitor pela primeira vez. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.