MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

URGENTE! Governo federal anuncia novo programa social para atendimento odontológico gratuito

Presidente Lula destaca a importância do atendimento odontológico gratuito junto ao programa Brasil Sorridente, que já atendeu mais de 80 milhões de pessoas em gestões anteriores

URGENTE! Governo federal anuncia novo programa social para atendimento odontológico gratuito
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/05/2023, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal retomou, nesta segunda-feira (8), o programa Brasil Sorridente, que oferece atendimento odontológico gratuito à população. A cerimônia de sanção do Projeto de Lei 8.131/2017, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada às 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.

O programa Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e oferece atendimento odontológico gratuito em postos de saúde e em unidades móveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, em dez anos, mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa.

A retomada do programa é uma das ações do governo federal para reforçar os programas sociais, considerados referência em gestões passadas e que serão retomados. 

+Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação em 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da sanção do projeto de lei, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde e vai garantir “acesso universal, equânime e contínuo” aos tratamentos odontológicos.

Hoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma política de saúde bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir”, afirmou Lula em seu perfil no Twitter.

O programa Brasil Sorridente será integrado ao Programa Previne Brasil, que tem o objetivo de reorganizar a Atenção Primária à Saúde no país. O Brasil Sorridente será responsável por oferecer serviços de promoção, prevenção e tratamento odontológico para crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos.

+Ainda faz uso de cheque? Confira as mudanças para aumentar a segurança

Além disso, o programa oferecerá tratamentos especiais, como implantes dentários, próteses e ortodontia, por meio de parcerias com universidades e instituições de ensino. Com a retomada do programa, o governo federal espera ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal, que são essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar da população brasileira.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.