Presidente Lula destaca a importância do atendimento odontológico gratuito junto ao programa Brasil Sorridente, que já atendeu mais de 80 milhões de pessoas em gestões anteriores
O governo federal retomou, nesta segunda-feira (8), o programa Brasil Sorridente, que oferece atendimento odontológico gratuito à população. A cerimônia de sanção do Projeto de Lei 8.131/2017, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada às 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.
O programa Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e oferece atendimento odontológico gratuito em postos de saúde e em unidades móveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, em dez anos, mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa.
A retomada do programa é uma das ações do governo federal para reforçar os programas sociais, considerados referência em gestões passadas e que serão retomados.
+Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação em 2023
LEIA TAMBÉM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da sanção do projeto de lei, que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde e vai garantir “acesso universal, equânime e contínuo” aos tratamentos odontológicos.
“Hoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma política de saúde bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir”, afirmou Lula em seu perfil no Twitter.
Hoje tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma política de saúde bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir. Boa semana a todos 😁
— Lula (@LulaOficial) May 8, 2023
O programa Brasil Sorridente será integrado ao Programa Previne Brasil, que tem o objetivo de reorganizar a Atenção Primária à Saúde no país. O Brasil Sorridente será responsável por oferecer serviços de promoção, prevenção e tratamento odontológico para crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos.
+Ainda faz uso de cheque? Confira as mudanças para aumentar a segurança
Além disso, o programa oferecerá tratamentos especiais, como implantes dentários, próteses e ortodontia, por meio de parcerias com universidades e instituições de ensino. Com a retomada do programa, o governo federal espera ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal, que são essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar da população brasileira.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.