MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Vaga para professor: Seduc-SP tem oportunidade para lecionar em nível técnico

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) tem vaga para professor interessado em lecionar na Formação Técnica Profissional de Ensino Médio da rede pública estadual

Professor sorri em sala de aula, com lousa ao fundo
Professor sorri em sala de aula, com lousa ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/11/2023, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) tem vaga para professor interessado em lecionar na Formação Técnica Profissional de Ensino Médio da rede pública estadual. O período de atualização curricular, destinado aos docentes do ensino regular, teve início na última sexta-feira (10) e se estenderá até o dia 22 de novembro.

A iniciativa visa oferecer aos estudantes da Educação Profissional Técnica um leque diversificado de opções, com a previsão de 9 cursos para o ano de 2024. Entre as opções disponíveis estão:

  • administração
  • agronegócio
  • ciência de dados
  • desenvolvimento de sistemas
  • enfermagem
  • farmácia
  • hospedagem
  • logística
  • vendas

+Vagas de emprego temporário: fim de ano deve ter maior oferta desde 2013

Como concorrer à vaga para professor de nível técnico?

As aulas serão ministradas em escolas de tempo parcial e integral. Tanto os docentes efetivos quanto os não efetivos (A, P, N, F) podem participar do processo de atualização curricular. A solicitação deve ser realizada junto ao gerente de organização escolar (GOE) ou ao diretor da unidade educacional à qual estão vinculados. Para isso, é necessário apresentar documentos comprobatórios das habilitações e qualificações, os quais serão incluídos na plataforma do GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar).

O edital contendo informações sobre os componentes curriculares de cada curso e os grupos de formação válidos, pode ser acessado aqui. É destacado que uma formação curricular mais abrangente aumenta a compatibilidade e disponibilidade de componentes durante a atribuição de classes e aulas.

+Netflix, ifood, cesta básica, combustível e remédio: veja impactos da Reforma Tributária

Requisitos e remuneração

Para participar do processo seletivo da Seduc-SP, os interessados devem atender aos requisitos estabelecidos pela Deliberação do Conselho Estadual de Educação 207/2022. São considerados aptos:

  • os licenciados na área ou componente curricular do curso;
  • graduados no componente curricular com certificado de especialização lato sensu; e
  • graduados no componente curricular ou na área do curso.

A remuneração prevista é de R$ 5.300,00 para a Jornada Ampliada de Trabalho Docente (40 horas semanais) e de R$ 3.312,50 para a Jornada Completa de Trabalho Docente (25 horas semanais), carga horária mínima. Excepcionalmente, a critério da administração, poderá ocorrer a contratação de docente temporário com carga horária inferior.

Perfil do Profissional

O Professor de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio da rede estadual desempenha um papel fundamental na garantia de uma educação de qualidade para os estudantes. Sua atuação está pautada nos fundamentos pedagógicos do Currículo Paulista e nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, alinhando-se com as políticas públicas educacionais do Estado de São Paulo.

O profissional é um facilitador da aprendizagem, capaz de articular estratégias que permitam o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Reconhecendo a importância do letramento e dos (multi)letramentos em todas as áreas do conhecimento, ele possibilita a participação ativa dos estudantes nas práticas sociais mediadas pela leitura, escrita e outras formas de expressão.

Além disso, o Professor de Educação Profissional Técnica desempenha um papel relevante na construção do Projeto de Vida dos estudantes, estimulando o protagonismo dos jovens e apoiando-os na definição de metas e objetivos para o futuro. Reconhecendo a importância da Educação Digital Escolar, ele prepara os estudantes para serem consumidores e produtores de tecnologia, desenvolvendo habilidades relacionadas ao mundo digital.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.