O último pagamento do Vale Gás, realizado em dezembro, foi de R$ 112 a cerca de 5,5, milhões de famílias de baixa renda. Saiba mais sobre o benefício social
O Vale Gás, assim como o Bolsa Família, é um programa de transferência de renda do governo federal destinado às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Criado em dezembro de 2021, no governo Bolsonaro, ele visa suprir a dificuldade financeira das famílias de baixa renda.
A boa notícia é que o benefício está garantido em 2023 e ainda com valor melhorado. Originalmente, foi desenvolvido para corresponder a 50% do preço médio cobrado pelo botijão de gás de cozinha de 13Kg. Porém, por meio da Medida Provisória 1155/2023, assinada pelo presidente Lula (PT), será pago 100% do custo médio do produto durante todo o ano.
O último pagamento, realizado em dezembro, foi de R$ 112 a cerca de 5,5, milhões de famílias. O próximo crédito será em fevereiro. Não haverá repasse em janeiro e isso porque o Vale Gás é pago a bimestralmente. Ou, dito de outra foorma: é pago a cada dois meses.
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O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, não informou, até o momento, se haverá mudança nos critérios de elegibilidade. Porém, já divulgou que em fevereiro deve apresentar o novo Bolsa Família. Atualmente, para serem habilitadas no Vale Gás, as famílias precisam cumprir os seguintes requisitos:
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O Auxílio Gás pode ser sacado com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família neste ano, em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui. O benefício também pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, pois o dinheiro é depositado na conta poupança digital, criada pela Caixa Econômica Federal automaticamente.
O interessado, porém, precisa ficar atento ao prazo para usar o auxílio: 120 dias após a data do pagamento. Depois disso, a grana volta para a conta do governo. Quem tiver dúvidas sobre a situação do benefício pode fazer uma consulta nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil ou ligar para a central de atendimento da Caixa, no número 111. Caso tenha dúvidas sobre o cadastro ou sobre o pagamento, o cidadão pode ligar para o Ministério do Desenvilmento, no telefone 121.
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