MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

União contra fraudes

Saiba como proceder em caso de fraude, assim como ocorreu com a seleção da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro

Redação
Publicado em 27/09/2011, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cláudia Jones

Hoje vou citar um caso de fraude em concurso realizado no Rio de Janeiro, mas que poderia acontecer em qualquer parte do país, em qualquer esfera, e é bom que você, candidato, saiba como proceder em uma situação dessas. No caso que vou citar, veremos que um grupo de candidatos, representado pelo meu amigo professor  e advogado especializado em concursos, Sérgio Camargo, arregaçou as mangas e foi atrás dos seus direitos. Tudo indica que será mesmo uma vitória.

Estou falando sobre o concurso da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz/RJ). O concurso foi manchado por denúncia de fraude envolvendo três candidatos – exatamente os três que passaram nos primeiros lugares.

Conversando com o advogado Sérgio ele me explicou que uma recente decisão da Justiça está garantindo que, depois desses três candidatos, os outros primeiros lugares assumam o posto, em uma decisão de primeira instância.

A grande lição que fica de tudo isso é que todos os candidatos que se sentirem prejudicados, seja em que concurso for, devem lutar pelos seus direitos, pelo direito ao sonho de conquistar a vaga que merecidamente é sua no serviço público, superando as dificuldades que isso possa representar para qualquer um de nós.

Este não foi nem será o primeiro ou último caso de fraude em um concurso. Para isso é importante que todos se organizem e fiscalizem.

O Ministério Público também é um importante aliado nesse momento. Toda a sociedade deve estar engajada para que cada vez menos tenhamos situações como aquela. Quanto mais apertarmos o cerco, mas credibilidade terá a administração pública. Sendo assim, não se abale com eventuais notícias de fraudes e siga em frente.


Bons estudos.

Cláudia Jones é especialista da Academia do Concurso

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.