MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como se preparar para concursos de carreiras bancárias

Quem se inscreve para concursos de cargos bancários geralmente busca estabilidade, boa remuneração e benefícios, além de vantagens próprias da carreira

Artigo
Publicado em 16/11/2018, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Casa do Concurseiro

As carreiras bancárias são muito atrativas para os concurseiros. Muitos buscam a segurança de se manterem em um emprego público que lhes confere, além de uma boa remuneração, diversos benefícios e vantagens próprias das carreiras bancárias, como, por exemplo, vale refeição/alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), jornada de 6 horas e todos os direitos trabalhistas assegurados, já que o empregado público bancário será regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Outros fatores também importantes na escolha por essa carreira são a exigência apenas de nível médio de escolaridade e o grande número de nomeados em cada certame.

Outra vantagem de quem se prepara para as carreiras bancárias é que as matérias cobradas em provas são comuns para a maioria dos bancos e isso facilita, já que você estuda para um concurso e pode aproveitar essa bagagem de conhecimento para os demais, bastando revisar esses conteúdos frequentes e aprender os peculiares.

As matérias se dividem em conhecimentos Gerais e Específicos, geralmente, conforme os tópicos abaixo.

Conhecimentos Gerais

- Português;
- Inglês (apenas alguns Bancos);
- Matemática Financeira;
- Raciocínio Lógico e Matemático (RLM);
- Informática;
- Atualidades Gerais ou do Mercado Financeiro.

Conhecimentos Específicos

- Conhecimentos Bancários (matéria principal);
- Atendimento, Técnica de Vendas e Ética (Marketing, Código de Defesa do Consumidor, Resoluções do BACEN…);
- Legislação Específica (Bolsa Família, FGTS, PIS, Ouvidoria, Estatuto…)

Para ter um maior rendimento na preparação, é importante montar um cronograma de estudos para deixar em dia as matérias de Conhecimentos Gerais, caso ainda não haja edital publicado. Entretanto, você precisa de uma dedicação especial para Conhecimentos Bancários, obviamente a matéria queridinha dos concursos de bancos, que, além da expressiva quantidade de questões, costuma ter um peso maior nas provas.

Com a publicação do edital, você deve montar seu cronograma conforme a importância de cada disciplina (número de questões, peso…), bem como levando em consideração seus conhecimentos prévios e suas facilidades e dificuldades com cada assunto.

Como sempre frisamos em sala de aula, o importante é começar a estudar. Melhor que a preparação inicie antes do edital; mas, se o edital já está publicado e você decidiu começar agora, siga em frente com toda dedicação.

Concurso público é como uma fila, se você não desistir dela, inevitavelmente chegará a sua vez. Como dizem os sábios a respeito dos concursos públicos: ou você passa, ou dá mais um passo.

Professores da Casa do Concurseiro

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.