A carreira de Tecnólogo em Previdência é para atuar junto à previdência pública e privada, proporcionando um atendimento ágil e de qualidade aos segurados
O primeiro curso de Tecnologia em Previdência Pública e Privada no Brasil foi lançado em meados dos anos 2000. Devidamente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), essa carreira visa formar profissionais com conhecimento aprofundado da legislação para atuar junto à previdência pública e privada, proporcionando um atendimento ágil e de qualidade aos segurados.
Em entrevista ao JC Concursos, a especialista na área Arleide Braga, disse que considera muito amplo o mercado de trabalho para Tecnólogos em Previdência. Segundo ela, devido ao ineditismo do curso no país, não há concorrência no mercado.
Confira, a seguir, a entrevista completa sobre a área de Tecnologia em Previdência Pública e Privada.
JC Concursos – Quais as atribuições do Tecnólogo em Previdência?
LEIA TAMBÉM
Arleide Braga - Esse profissional atuará na previdência pública e privada. Em sendo profundo conhecedor da legislação previdenciária, terá como principais atividades orientar os segurados sobre como requerer os benefícios previdenciários, no INSS, fazer contagem de tempo de serviço, preparar os pedidos de aposentadorias com a documentação necessária a cada benefício.
JC Concursos – Onde, especificamente, esse profissional atua?
Arleide - Na iniciativa privada e pública, e também instituições financeiras. O Tecnólogo em Previdência terá como campo de trabalho todas as áreas e setores que envolvam segurados da previdência social, ou seja, junto a sindicatos, empresas, cuidando da área de benefícios, como aposentadorias (idade e tempo de contribuição), auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-reclusão, benefício assistencial. Ou mesmo fazendo revisões de benefícios, cálculos de valores de aposentadorias.
O formado nessa área poderá atuar como profissional liberal, em departamentos de Recursos Humanos, escritórios de Contabilidade e de Advocacia.
JC Concursos – Em sua opinião, qual é o perfil necessário para trabalhar nessa área?
Arleide – Tem que gostar de lidar com conflitos, possuir certo equilíbrio, ter o lado humano como característica marcante.
JC Concursos – Fale sobre o curso de Tecnologia em Previdência Pública e Privada.
Arleide - O curso é bastante dinâmico e com duração de dois anos e meio. Nesse período, serão ministradas as disciplinas de Lei Previdenciária de Benefícios, Lei de Custeio, Procedimento Administrativo, Introdução ao Direito do Trabalho, Filosofia, Espanhol, Introdução à Língua Portuguesa, Prática Previdenciária, Benefícios Previdenciários (aposentadorias, acidentes de trabalho, benefício assistencial), além de Estágio Profissional.
JC Concursos – Como está o mercado de trabalho para profissionais desse segmento?
Arleide - O mercado de trabalho é muito amplo. Não há concorrência, pois este é o primeiro curso no Brasil. É uma nova profissão, em total ascensão, com carreira promissora, preenchendo uma lacuna de necessidade de mercado.
OBS: Este texto foi atualizado em junho de 2019.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.