MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Pesquisa revela qual época acontece mais contratações no Brasil

Outra pesquisa também aponta qual é o melhor dia da semana para buscar emprego e quando as empresas mais publicam vagas

Contratações acontecem mais no primeiro semestre
Contratações acontecem mais no primeiro semestre - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/04/2023, às 07h57 - Atualizado às 08h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Está pensando em sair do seu emprego ou está a procura por uma nova oportunidade, mas não sabe quando é a melhor época para procurar? Uma pesquisa realizada pela Infojobs, apontou as épocas do ano que acontecem mais contratações no Brasil, porém, não significa que é porque esse período já passou que você deve parar a sua busca.

Segundo o levantamento, o período que mais acontecem contratações é em janeiro, cerca de 46,8% das contratações acontecem no primeiro mês do ano, segundo os profissionais de recursos humanos que foram entrevistados. 

Já a segunda época que acontecem um maior número de registros é após o Carnaval, com 24,7%. Em seguida acontece no segundo semestre, com 15,6% e durante o final do ano, com 13%. Isso acontece porque durante o final do ano, as empresas começam a se planejar e também começar a surgir mais oportunidades e vagas, tanto para contratações temporárias, como para contratações efetivas. É nessa época que o número de vagas para estágio e trainee também costumam ser maiores. 

Expectativas positivas para o primeiro semestre

Porém, as expectativas para são positivas para esse semestre para quem está a procura por um emprego. 76,6% dos recrutadores responderam que vão realizar contratações nesse período de pós-Carnaval. Além disso, 83,1% já disseram que estão com processos seletivos acontecendo. 

Sobre a quantidade de vagas abertas, 28,8% falaram que são até cinco vagas abertas; 23,7% responderam que são de 1 a 3 vagas; 23,7% também disseram que são mais de 20 oportunidades. 38,2% dos cargos abertos são para assistente ou auxiliar. 

Outra pesquisa realizada pela plataforma Vagas.com mostrou que as empresas estão recrutando e postam mais vagas no início da semana útil, durante as segundas e terças. Além disso, foi avaliado pelo Google Trends que também acontece no início da semana, um maior procura por vagas de emprego. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.