MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quais os 3 idiomas mais influentes no mundo? Veja os diferenciais para o currículo

Para quem busca mais oportunidades no mercado de trabalho, falar outro idioma faz toda a diferença

Falar outro idioma aumenta o salário, é o que indica uma pesquisa
Falar outro idioma aumenta o salário, é o que indica uma pesquisa - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/01/2023, às 08h44 - Atualizado às 08h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Falar mais de um idioma traz diversas vantagens, principalmente se você quer conseguir mais oportunidades no mercado de trabalho que está tão globalizado, cheio de opções e chances de trabalhar no exterior ou em multinacionais.

Tanto que quando é oferecido uma vaga, uma das exigências básicas é o conhecimento em uma segunda língua, principalmente o inglês. É algo tão importante, que um estudo realizado pela Page Personnel mostrou que 60% das vagas oferecidas pedem o inglês. 

Para quem está curioso, atualmente, os três idiomas mais influentes no mundo na atualidade são:

  • Inglês: é o idioma universal, para quem deseja mais oportunidades, este idioma é essencial e porta de entrega para muitos lugares. 
  • Espanhol: principalmente para quem quer ficar na América Latina, é impossível sobreviver sem o espanhol.
  • Chinês: a China é uma potência mundial e que possui contrato com diversos países e empresas, conhecer uma das línguas faladas no país asiático, principalmente o Mandarim, pode fazer a diferença. 

Por que falar outro idioma?

As vantagens são inúmeras, mas falar um segundo idioma além de tornar você diferente dos demais concorrentes, mostra sua capacidade de aprender e também de estudar, o que pode fazer com que o recrutador te veja como alguém dedicado. 

Além disso, quem fala outro idioma pode receber salários maiores. É o que disse uma pesquisa salarial realizada pela Catho, que mostrou que profissionais que possuem fluência em inglês recebem entre 47% a 52% a mais do que os colegas que não conhecem uma segunda língua.

Outro ponto é que você terá acesso a mais conteúdo em outros idiomas, aumentando o seu repertório e conhecimento na área na qual atua. 

Candidatos que conhecem outro idioma também se tornam opções interessantes para multinacionais, onde possuem uma pluralidade de origens e profissionais, além de que fazem contatos e negociações com pessoas de outros países. Ter alguém assim em suas equipes pode fazer toda a diferença. Para quem sonha em trabalhar no exterior, ter fluência em outro idioma é o que pode estar faltando em seu currículo. 

Porém, não é apenas o inglês, espanhol e chinês que são importantes. O mercado de trabalho ainda valoriza e procura por profissionais que saibam se comunicar em francês e alemão, que são países fortes comercialmente e que oferecem diversas oportunidades. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.