MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Doença de Chagas: 70% dos brasileiros não sabem que têm a doença. Saiba como identificar

A doença de Chagas leva de 10 a 30 anos para apresentar os primeiros sintomas e apenas 10% dos casos recebem diagnóstico e tratamento adequados. Veja

Lupa sobre o inseto barbeiro, hospedeiro do protozoário responsável pela doença de Chagas
Lupa sobre o inseto barbeiro, hospedeiro do protozoário responsável pela doença de Chagas - Agência Brasil

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/11/2022, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cerca de 1,2 milhão de brasileiros possuem a doença de Chagas, de acordo com dados da Opas (Organização Pan-americana de Saúde). No entanto, a grande maioria da população não sabe que tem a doença, cerca de 70% das pessoas, já que é uma doença silenciosa e leva muitos anos para apresentar os primeiros sintomas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a doença de Chagas é a que mais mata entre aquelas que afetam o coração e são negligenciadas. De acordo com a Opas, na região das Américas do Sul e Central, menos de 10% das pessoas contaminadas com a doença de Chagas recebem o diagnóstico. Por isso, 90% dos pacientes não têm tratamento adequado.

O protozoário Trypanosoma cruzi é o responsável pela doença, um parasita que se hospeda nos insetos conhecidos como barbeiros. Esta é considerada uma doença tropical parasitária com potencial de levar à morte. Chagas também pode ser transmitida por meio de transfusão de sangue ou transplante de órgãos, consumo de alimentos contaminados e durante a gravidez e o parto.

+++ Como medir a pressão arterial? Conheça os sintomas de pressão alta e saiba como tratar

Transmissão

A infecção possui esse nome em homenagem a Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, um médico e pesquisador brasileiro que identificou a doença em 1909. É por meio das fezes do inseto conhecido como barbeiro que a doença de Chagas é transmitida. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), as fezes são depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue.

Após o contato do inseto com o humano, a picada provocada por ele costuma causar uma coceira, o que facilita a entrada do protozoário no organismo humano. Essa entrada pode ser facilitada ainda por meio do contato com as mucosas dos olhos, do nariz e da boca ou ainda por superfícies abertas na pele, como feridas e cortes.

Além dos meios já mencionados, a doença também pode ser transmitida por meio da transmissão vertical via placenta (mãe para filho) e do consumo de carne contaminada pelo protozoário, bem como pode ocorrer de forma acidental por meio de atividades em laboratórios com risco de contato com o agente infeccioso.

Outras formas de infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi é por meio da ingestão oral, com o consumo de alimentos que podem carregar o barbeiro junto como ocorre durante o processo de moer frutas como o açaí e a cana-de-açúcar. Nesses casos o risco de morte é muito maior, já que carrega maior quantidade dos protozoários.

+++ Eleições 2022 e saúde mental: como nosso cérebro está processando tudo isso?

Sintomas

A maioria dos casos de doença de Chagas costuma ser assintomática, por isso é considerada uma doença silenciosa. Apenas 40% das ocorrências apresentam sintomas. Ainda assim, os primeiros indícios de contaminação pelo protozoário Trypanosoma cruzi podem levar até 30 anos para aparecer.

Desse modo, o próprio combate à doença se torna difícil, já que após o longo período de convivência com o parasita os danos podem se tornar irreparáveis. Quando o diagnóstico é feito mais cedo, mesmo que os sintomas não surjam, o tratamento costuma ser mais eficaz. Quando não tratada, a doença de Chagas pode afetar o coração, o trato digestivo, incluindo o esôfago e os intestinos, ou ambos.

Alguns sintomas que podem surgir com a infecção de Chagas em casos mais graves são:

  • Febre
  • Aparecimento de gânglios
  • Crescimento do baço e do fígado
  • Alterações elétricas do coração
  • Inflamação das meninges

+++ Ministério da Saúde contraria Anvisa na distribuição da vacina da covid-19 para crianças

Como é feita a vigilância epidemiológica?

Diante do surgimento dos surtos de zoonoses mais recentes, como a pandemia de covid-19 e, agora, com a ameaça da varíola dos macacos, é importante compreender como é feita a vigilância epidemiológica nestes casos. O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto. Lá você também fica por dentro de tudo sobre concursos, especialidades, títulos e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.