A correria do dia a dia, além do cenário caótico da pandemia, trouxe um combustível para situações de estresse no cotidiano. Veja como combater o problema
Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/06/2022, às 21h57
Os últimos dois anos trouxeram consigo novos hábitos: mais tempo isolado em casa, mudanças na rotina de trabalho, preocupações com um cenário pandêmico, risco de vida, perda de pessoas próximas e instabilidade financeira, além de diversos outros fatores. Isso levou mais pessoas a procurarem alternativas para driblar o estresse ocasionado por esse panorama caótico.
O estresse é a resposta do organismo diante de situações como essas: estímulos externos que representam circunstâncias repentinas ou ameaçadoras. Para lidar com esse ambiente, o corpo produz hormônios como a adrenalina e o cortisol, que têm o efeito de deixar a pessoa em estado de alerta, preparando-a para reagir diante da situação de “perigo”. O corpo, como uma forma de dizer “corra” ou “aja”, desencadeia uma série de sintomas, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, ocasionando, muitas vezes, uma sensação nada agradável.
O que pode parecer uma circunstância comum da rotina corrida merece atenção, pois, quando não tratado, pode contribuir para o surgimento de adoecimentos psíquicos, o que pode levar, posteriormente, à necessidade de tratamentos mais rigorosos. Felizmente, existem opções naturais para amenizar ou até mesmo combater esse mal comum.
+++ Alimentos diários dos atletas de alta performance; saiba como usar para melhorar o rendimento
LEIA TAMBÉM
Existem situações do dia a dia que favorecem o estado de estresse. Diferente de um incômodo esporádico, que surge vez ou outra, o estresse crônico, aquele persistente, merece atenção. Ele, geralmente, deixa a pessoa mais vulnerável, impactando, inclusive, o sistema imunológico, facilitando o desenvolvimento de doenças, tanto emocionais como físicas. No surgimento dos seguintes sintomas, é necessária avaliação médica:
A atenção adequada a esses sintomas, alinhada a um acompanhamento profissional, ajuda no diagnóstico precoce e aumenta a chance de combater os sintomas do estresse, bem como de evitar que se progrida para outros transtornos mais severos. O estresse não tratado pode desenvolver, ainda:
As situações de estresse persistente, ou crônico, requerem acompanhamento médico, muitas vezes associado à especialidade clínica da psiquiatria. Mas, nas situações mais cotidianas, é possível adotar na rotina a utilização de opções naturais para amenizar os sintomas. Entre as mais utilizadas estão:
Existem as opções de calmantes fitoterápicos, mas que também requerem orientação médica ou do fitoterapeuta, pois nem todas as substâncias funcionam bem em todos os organismos, sendo necessária a avaliação específica para cada caso. É importante agregar à rotina outras atividades que auxiliam na diminuição do estresse, além de manter o organismo saudável, como:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.