MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fazer exercício em jejum ajuda a emagrecer? Tire dúvidas sobre a prática

Como tudo na vida, existem prós e contras a respeito do jejum. Mas, você sabe se exercício em jejum ajuda a emagrecer? Veja alguns detalhes sobre a prática

Mulher praticando musculação
Mulher praticando musculação - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/09/2022, às 13h10 - Atualizado em 01/12/2022, às 08h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Existe uma verdadeira polêmica acerca do debate sobre o jejum. Isso porque há quem defenda a prática e quem, inclusive, abomine. Para ajudar a formar uma opinião sobre o assunto, esclarecemos algumas dúvidas relacionadas à prática de exercício em jejum: ajuda ou não ajuda a emagrecer?

O jejum é comumente associado a práticas religiosas, que sugerem que essa é uma fonte de força espiritual. O jejum também funciona como uma terapia para o metabolismo, já que ele pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação do organismo, ajudando a eliminar substâncias não favoráveis do organismo. Pesquisas conduzidas no Instituto do Coração, em São Paulo, estão avaliando os efeitos do jejum na saúde cardiovascular.

+++ Confira 8 benefícios da maçã que vão te convencer a consumir mais a fruta

E então, fazer exercício em jejum ajuda a emagrecer?

Antes de mais nada, realizar exercício físico em jejum aumenta a capacidade do organismo em quebrar as gorduras, que formam o tecido adiposo. Assim, se a intenção é o emagrecimento, a prática pode acelerar o processo. Contudo, é importante lembrar que quem não tem o hábito de fazer exercícios físicos sem se alimentar precisa ir com calma. A prática precisa ser moderada, nestes casos e não pode ser prolongada, ficando por volta dos 45 minutos de exercício.

Neste sentido, há uma melhora nos resultados com o exercício em jejum se a pessoa realiza uma atividade aeróbica e de curta duração. Assim, é possível obter uma vantagem na oxidação das gorduras do organismo com o treino em jejum. Outros benefícios da prática são:

  • Melhor aproveitamento da gordura no organismo
  • Melhora na resistência física
  • Aumento da produção do hormônio do crescimento, o HGH
  • Redução do incômodo gastrointestinal pela manhã

Mas, como nem tudo são flores, para quem deseja ganhar massa muscular e pratica a musculação, pode não haver uma evolução durante o treino em jejum, já que o organismo vai dispor de baixos índices de carboidratos, substâncias mais utilizadas pelo corpo durante a musculação e que promovem alto teor de energia, necessário durante o treino. Outras desvantagens da prática são:

  • Perda muscular
  • Redução da energia
  • Estresse
  • Não progredir com a musculação

+++ Você conhece os riscos e benefícios do glúten para a saúde? Confira

Trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável?

Confira esta dica de artigo do Blog Medcel. Com base em estudos, o portal responde à pergunta: trinta minutos de exercícios físicos por dia é suficiente para se manter saudável? Assim, você poderá saber a quantidade ideal de tempo para a prática, a fim de estabelecer bons níveis de saúde. No Blog você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.