MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo Lula: quem deverá comandar o Ministério da Saúde em 2023? Veja nomes cotados

Ao menos sete nomes estão cotados para o comando do Ministério da Saúde no Governo Lula. Com ex-ministros da Saúde na lista, presidente eleito afirma que vai escolher novos nomes

Vice-presidente e presidente eleitos, Alckmin e Lula, respectivamente, da esquerda para a direita
Vice-presidente e presidente eleitos, Alckmin e Lula, respectivamente, da esquerda para a direita - Agência Brasil

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/11/2022, às 16h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República pela terceira vez no último dia 30 de outubro. Com o resultado das Eleições 2022, começam as especulações sobre quais serão os nomes que irão liderar as pastas do governo federal. Mesmo sem definição, ao menos sete nomes estão sendo cotados para comandar o Ministério da Saúde no governo Lula, pasta de extrema importância diante do atual cenário brasileiro.

Durante o atual governo, de Jair Bolsonaro (PL), foram nomeados quatros ministros da Saúde, que lideraram a pasta sob o contexto da pandemia de covid-19. Os quatro ministros da Saúde de 2019 a 2022 foram:

  1. Luiz Henrique Mandetta (1º de janeiro de 2019 a 16 de abril de 2020): médico ortopedista;
  2. Nelson Teich (16 de abril de 2020 a 15 de maio de 2020): médico oncologista;
  3. Eduardo Pazuello (15 de maio de 2020 a 15 de março de 2021): general da ativa do Exército; e
  4. Marcelo Queiroga (23 de março de 2021 até os dias atuais): médico cardiologista.

A gestão do Ministério da Saúde no governo Bolsonaro foi marcada por polêmicas, sobretudo com relação à própria pandemia de covid-19 que exigiu uma administração assertiva e bem articulada. Antes de Marcelo Queiroga, por exemplo, o ex-ministro Eduardo Pazuello sofreu críticas com relação à coordenação da política sanitária contra a covid-19, principalmente a respeito das vacinas.

Devido a esse histórico conturbado recente, há uma grande expectativa sobre quais serão os nomes cotados para o comando do Ministério da Saúde no Governo Lula e, principalmente, quem será de fato escolhido para o cargo. Esta informação se mostra seriamente importante em razão das constantes ameaças epidemiológicas que se aproximam do país, como a varíola dos macacos, a poliomielite e as doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti, por exemplo.

+++ Bloqueio de estradas traz risco de desabastecimento na área da saúde, diz Anvisa

Sete nomes estão entre os principais cotados para comandar o Ministério da Saúde no Governo Lula

De acordo com informações do portal Poder360, os nomes sugeridos para o Ministério da Saúde no Governo Lula são os seguintes:

  • Alexandre Padilha: médico, deputado federal (PT-SP) e ex-ministro da Saúde no Governo Dilma Rousseff;
  • Arthur Chioro: médico sanitarista, pesquisador e ex-ministro da Saúde no Governo Dilma Rousseff;
  • David Uip: médico infectologista, ex-secretário estadual de Saúde de São Paulo e um dos maiores especialistas em doenças infecciosas do país;
  • Humberto Costa: é médico, jornalista e atual senador (PT-PE). Foi ministro da Saúde durante o governo Lula;
  • José Gomes Temporão: é médico sanitarista e ex-ministro da Saúde, tendo atuado durante todo o segundo mandato do Governo Lula;
  • Ludhmila Hajjar: médica cardiologista, recusou o Ministério da Saúde no governo de Jair Bolsonaro e se tornou uma das maiores referências no tratamento da Covid-19 e suas implicações cardíacas, segundo a Folha de Pernambuco;
  • Margareth Dalcolmo: é médica, professora e pesquisadora que ganhou notoriedade na pandemia, tendo sido inclusive eleita membro da Academia Nacional de Medicina.

Lula tem pouco menos de dois meses para definir quem ficará no comando do Ministério da Saúde. Apesar de terem aparecido nomes que já atuaram na pasta, o presidente eleito afirmou que dará prioridade a novos nomes para esta gestão. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, é médico e deverá auxiliar o presidente na decisão.

+++ Alzheimer: bactérias do nariz podem chegar ao cérebro e provocar a doença; entenda

Como é feita a vigilância epidemiológica?

Diante do surgimento dos surtos de zoonoses mais recentes, como a pandemia de covid-19 e, agora, com a ameaça da varíola dos macacos, é importante compreender como é feita a vigilância epidemiológica nestes casos. O Blog da Medcel preparou um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto. Lá você também fica por dentro de tudo sobre concursos, especialidades, títulos e dicas de estudo sobre a área médica. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.