Já recuperado e testado negativo para a Covid-19 nesta terça-feira (14), Lula não apresentou sintomas da doença e agora segue rotina de viagens
Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/06/2022, às 18h00
No último dia 5, o pré-candidato à Presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), informou em suas redes sociais que ele e sua esposa Janja Lula testaram positivo para a Covid-19, ele assintomático, ela com sintomas leves. Hoje, já recuperado e após testar negativo em exame realizado nesta terça-feira (14), Lula retoma a agenda de viagens pelo Brasil.
Sob a ameaça de uma quarta onda da doença, o Brasil tem apresentado um salto no número de casos de infecção por coronavírus. A média móvel de ocorrências nos últimos sete dias aponta um número que ultrapassa 40 mil pessoas infectadas. Esse número pode ser ainda maior, devido ao aumento da disponibilização de autotestes para a população em geral, o que diminui a notificação pelos órgãos governamentais.
+++ 4ª onda de Covid-19 no Brasil? entenda a alta dos casos
O que explica a contração da doença, mesmo após a administração de quatro doses da vacina no presidenciável, é a queda do efeito da imunização com o passar do tempo. É importante lembrar que as vacinas não impedem a infecção, mas evitam a evolução dos sintomas para casos graves, diminuindo a necessidade de ocupação dos hospitais, além de reduzir, significativamente, o risco de morte pela doença.
LEIA TAMBÉM
O processo de imunização pela vacina contra a Covid-19 passa por uma série de reações entre células virais e anticorpos. A eficácia desse procedimento ainda pode depender do tipo de vírus, do seu poder de mutação e da resposta que ele oferece ao método de cada vacina, além das condições de saúde da pessoa infectada.
+++ Novo medicamento pode eliminar o câncer em 100% dos casos; confira
Vale reforçar que as medidas preventivas contra a Covid-19 devem continuar sendo respeitadas, mesmo após a vacinação. O distanciamento social, a higienização das mãos e a utilização de máscaras faciais ainda são as principais táticas para afastar a contaminação pelo coronavírus, além de seguir com a imunização periodicamente, tomando as vacinas nos prazos estabelecidos por cada empresa farmacêutica.
*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.