MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Sintomas de gravidez: conheça 15 sinais iniciais de uma gestação

Após uma fecundação, o corpo que recebe o feto passa por uma série de mudanças. Que tal conhecer os principais sintomas de gravidez e se preparar para o momento?

Mulher segurando um teste de gravidez de farmácia
Mulher segurando um teste de gravidez de farmácia - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/07/2022, às 15h22

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A chegada de um bebê, certamente, mexe com qualquer pessoa. Mas, você sabe quais são os principais sintomas de gravidez? Para se preparar melhor para esse grande acontecimento, é importante identificar os primeiros sinais de uma gestação. Por isso, o JC Concursos pensou nesse artigo para ajudar você a iniciar os cuidados, caso tenha dúvidas.

Antes de tudo, cada organismo reage de uma forma à gestação. Por isso, nem sempre os sinais ou sintomas serão perceptíveis logo de início. Mas, você pode conhecê-los para que, caso surjam, já saiba como agir. Vale lembrar que a pessoa gestante pode não sentir todos os sintomas indicados aqui.

Uma das principais características de uma gestação é, sem dúvidas, a transformação hormonal. Os hormônios são responsáveis por oferecer ao corpo grande parte do suporte necessário para nutrir e carregar o bebê. Assim, fazem parte da construção desse novo corpo alterações nos hormônios: hCG; progesterona; estrogênios e prolactina.

+++ Novo remédio para covid pode chegar ao SUS; veja qual

Confira 15 primeiros sintomas de gravidez

Os sintomas de gravidez listados a seguir podem ter relação com outros fatores da sua rotina, comportamento ou saúde. Para ter certeza da gravidez é imprescindível realizar o exame de sangue Beta hCG. O ideal é que se realize o quantitativo, que possibilita saber o tempo de gestação, caso confirmada.

Confira 15 sinais de uma gestação:

  1. Atraso menstrual;
  2. Cólicas abdominais;
  3. Mamas sensíveis e aumentadas;
  4. Aumento da libido;
  5. Náuseas, enjoos e vômitos;
  6. Prisão de ventre;
  7. Fadiga e aumento do sono;
  8. Vontade frequente de urinar;
  9. Alterações do paladar e do olfato (intolerância a cheiros fortes e/ou específicos);
  10. Exaustão;
  11. Alterações no corrimento vaginal;
  12. Aumento de gases intestinais;
  13. Fraqueza e/ou tontura;
  14. Alterações do humor;
  15. Acnes.

Agora que você já sabe se um bebê pode estar a caminho, tenha em mente a necessidade de iniciar o acompanhamento pré-natal o quanto antes. O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como objetivo a prevenção e/ou detecção precoce de doenças, tanto da mãe, como do feto.

+++ Brasil no Mapa da Fome: como a falta de comida pode levar à morte?

Método Capurro de identificação da idade gestacional: saiba como usá-lo

Quando não houve o devido acompanhamento pré-natal ou a mulher não se lembra quando foi a sua última menstruação, se faz necessário avaliar a idade gestacional do recém-nascido (RN), para identificar o número de semanas com que ele nasceu. Para isso é aplicado o Método Capurro, que consiste na aplicação de uma série de avaliações a fim de determinar a idade gestacional do RN. Confira o artigo que o Blog Medcel preparou para você saber tudo sobre essa técnica. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.