Os medicamentos falsificados têm origem argentina e são utilizados no tratamento de doenças autoimunes. Quadrilhas utilizam empresas de fachada. Veja
A Polícia Federal (PF) em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apreendeu no Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS), nesta quinta-feira (17), várias caixas de medicamentos vindos da Argentina. A operação intitulada “Autoimune”, pretende desmontar um esquema clandestino de medicamentos falsificados e de origem estrangeira sem autorização da Anvisa.
De acordo com a PF, foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Mato Grosso, 32 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva que devem ser autuados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
+++ Carne de laboratório é aprovada para consumo nos EUA; futuro da alimentação?
A operação "Autoimune" é resultado do compartilhamento de informações entre a Polícia Federal e a Anvisa e da análise de material apreendido no âmbito da Operação Miastenia, lançada em agosto deste ano.
LEIA TAMBÉM
A primeira fase da operação permitiu aos investigadores perceber que o mercado paralelo de medicamentos estrangeiros com a participação de diversas empresas de fachada, operando em 65 cidades de 16 estados e no Distrito Federal do país, movimentou, em 10 meses, cerca de R$4 milhões.
Ainda durante essa operação, foi apreendida uma caixa de imunoglobulina, medicamento produzido na Argentina que se provou ser falsificado. A operação recebe esse nome pelo fato de que estes medicamentos irregulares importados são utilizados no tratamento de diversas doenças autoimunes, condição em que o sistema imunológico ataca células saudáveis, levando aos mais diversos sintomas.
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) se estabelece pela soma de atores (movimentos sociais, profissionais da saúde, usuários e gestores das três esferas de governo) que contribuem para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). No artigo PNAB e o SUS: importância, diretrizes e muito mais, da Medcelvocê fica por dentro do assunto para estudar para a prova de Residência. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias sobre a categoria. Aproveite!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.