MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ministério da Saúde está com inscrições abertas para cursos gratuitos; veja como participar

Os cursos gratuitos são voltados a profissionais de saúde e podem ser concluídos no ritmo do participante, de forma 100% online. Confira as vagas disponíveis

Profissional da saúde preenchendo formulário com notebook ao lado | Foto: Freepik
Profissional da saúde preenchendo formulário com notebook ao lado | Foto: Freepik

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/07/2022, às 19h44 - Atualizado às 19h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Profissionais de saúde e de assistência social que desejam se capacitar para atuação Atenção Básica em Saúde, têm ótimas oportunidades. O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para cursos gratuitos. São três formações ofertadas, de forma online, sobre prevenção e cuidado do público com doenças infectocontagiosas.

Cinco prioridades foram estabelecidas pelo diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, Gerson Pereira, conforme informações da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele aponta que as principais respostas ao HIV/Aids, a hepatites virais e à sífilis são:

  • a redução da mortalidade das pessoas vivendo com HIV;
  • redução das hepatites virais com foco na hepatite C;
  • redução da sífilis, da hepatite B e a eliminação da transmissão vertical do HIV;
  • ampliação do acesso às ações de prevenção e atenção à saúde em IST, HIV/aids e hepatites virais;
  • e a redução dos casos de sífilis adquirida.

Desse modo, o Ministério da Saúde está incentivando a participação em cursos de qualificação, a fim de capacitar profissionais para atender, de forma especializada, atualizada e humanizada, à população com as doenças infectocontagiosas mencionadas.

Estão entre os objetivos dos cursos: promover uma visão sobre as principais medidas de vigilância e controle das doenças relacionadas; orientar sobre a condução clínica desses pacientes; apresentar ferramentas necessárias, processos, protocolos e linhas de cuidado para lidar com as doenças; e instrumentalizar os profissionais para promover uma aproximação entre as diferentes áreas que atuam com estes públicos, a fim de otimizar a atenção fornecida.

+++ Covid-19: nova subvariante da Ômicron coloca OMS em estado de alerta

Cursos disponíveis e como participar

Os cursos estão sendo disponibilizados em duas plataformas, responsáveis por receberem as inscrições das respectivas formações. O curso “Proteção Social das pessoas em situação de vulnerabilidade social com Sífilis, HIV/AIDS, Hepatites virais, Tuberculose ou Hanseníase” está disponível na plataforma AVA-SUS, é aberto ao público geral e possui carga horária de 60 horas. Além disso, ele é autoinstrucional com aulas gravadas. O curso não tem prazo para inscrições estipulado.

Outro curso ofertado pelo Ministério da Saúde é o de “Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde”, disponibilizado na plataforma UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde). Com 10 mil vagas disponíveis, a capacitação recebe inscrições até 28 de novembro deste ano. Podem se inscrever, profissionais dos níveis tecnológico e superior.

O curso “Prevenção da Transmissão Vertical do HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis” está disponível também na plataforma UNA-SUS e é direcionado a profissionais de saúde que possuam nível superior. São 50 mil vagas ofertadas para a qualificação, que pode ser iniciada imediatamente e tem caráter também autoinstrucional. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2023.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.