MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

O vinho pode ser um grande aliado na preparação para concursos públicos. Saiba o motivo

Segundo novo estudo estadunidense, uma substância presente no vinho é capaz de retardar a perda e fortalecer a memória e cognição. Entenda

Garrafa e taça de vinho
Garrafa e taça de vinho - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/11/2022, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um novo estudo, publicado pelo Centro Médico da Universidade Rush, nos Estados Unidos, apontou que uma substância presente no vinho pode manter uma boa memória e cognição, componentes importantíssimos para quem presta concurso público. Se trata do flavonol, da classe dos flavonoides, substâncias existentes em diversas frutas e vegetais, como a uva, matéria prima do vinho.

Pesquisas anteriores envolvendo os flavonoides demonstraram que este bioativo possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Deste modo, a pesquisa publicada na revista científica Neurology avaliou seus impactos no cérebro, sobretudo no que diz respeito à memória e aprendizagem.

Cerca de 960 participantes foram analisados para o estudo, pelo período aproximado de sete anos. Eles tinham idades entre 60 e 100 anos e nenhum deles possuía diagnóstico de demência. Separados em grupos, cada um deles recebeu certas doses de flavonóis, tendo cada grupo recebido uma quantidade específica.

Os voluntários tiveram suas dietas monitoradas, enquanto realizavam, anualmente, cerca de 19 exames para avaliar a performance cognitiva de cada um deles. O resultado apontou que o alto consumo de flavonóis esteve associado a uma redução da perda de memória e da cognição nestes idosos.

+++ Medicamento contra Alzheimer: pesquisa aponta resultados nunca visto antes em tratamento experimental para a doença

Flavonóis estão presentes em diversas frutas e vegetais

Embora o estudo aponte o benefício do flavonol presente no vinho, é importante estar atento ao consumo deste produto, já que não se deve ultrapassar a dose diária que é de uma taça. No entanto, é possível aproveitar os benefícios dos flavonóis em diversos outros alimentos.

O estudo avaliou ainda que os flavonóis são melhores a partir de quatro subcategorias. Do tipo kaempferol, este flavonol apresentou melhores resultados na redução no ritmo do declínio cognitivo e estão presentes em: couve, feijão, chá, espinafre e brócolis.

Já o segundo tipo de flavonol a apresentar melhor desempenho foi o tipo quercetina, encontrado em tomate, couve, maçã e chá. Em terceiro lugar aparece a miricetina, presente em chá, vinho, couve, laranjas e tomates. O quarto lugar, que não apresentou resultados significativos contra a perda de memória e cognição foi a isorhamnetina, presente em peras, azeite, vinho e molho de tomate.

+++ Conheça 5 alimentos que podem diminuir o estresse

Como ler mais rápido e melhor?

Que tal aprender como otimizar o tempo que dedicamos à leitura? Seja no papel ou nas telas, a falta de concentração pode fazer o simples e prazeroso ato de ler se tornar uma tortura. Confira esse artigo sobre como ler mais rápido e melhor, no Blog da Medcel. Além desse material, você encontra tudo sobre concursos, especialidades, títulos e notícias sobre a área médica. Aproveite!

*com informações do O Globo

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.