MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novo piso salarial para advogados é analisado

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 6408/09, da Comissão de...

Redação
Publicado em 22/01/2010, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 6408/09, da Comissão de Legislação Participativa (CLP), que fixa o piso salarial dos advogados em R$ 4650,00 para a carga horária semanal de 36 horas e em R$ 3720,00 para a carga de 20 horas.

De acordo com o projeto, esses valores serão reajustados pela variação acumulada do Índice Nacional dos Preços ao Consumidor (INPC), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto é fruto de uma sugestão encaminhada pelo Conselho de Defesa Social de Estrela do Sul (Condesesul), no Estado de Minas Gerais. A entidade argumenta que o piso salarial é um direito constitucional assegurado a todos os trabalhadores.

Conforme lembra o texto da proposta, os advogados podem assumir diversas posições no mercado de trabalho, atuando como profissionais liberais, empresários (na condição de sócios de escritórios) ou empregados.

Portanto, segundo a Condesesul, para os advogados que atuam como empregados é justo o estabelecimento de um piso compatível com a complexidade do trabalho e da formação e a formação exigida.

Sujeito à apreciação do plenário, o projeto tem regime de prioridade e foi distribuído às comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça de Cidadania.

Ronie Anderson/SP

Veja também:

Exame de Ordem: segunda fase será em fevereiro

R2/SP: palestra no próximo dia 26
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Projetos de lei

Projetos de lei
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

22/01/2011 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.