Tudo Sobre

Empregos OAB

Confira dicas para segunda fase do Exame de Ordem

A prova prático-profissional, segunda fase do IV Exame de Ordem Unificado, terá duração de 5h e será aplicada no dia 21 de agosto, próximo domingo, das 14h às 19h. Confira algumas dicas para esta etapa.



Redação
Publicado em 18/08/2011, às 15h57

A prova prático-profissional, segunda fase do IV Exame de Ordem Unificado, terá duração de 5h e será aplicada no dia 21 de agosto, próximo domingo, das 14h às 19h.

A prova prático-profissional  é composta por redação de peça profissional e aplicação de quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo a área de opção do examinando.

O JC&E entrevistou Alexandre Mazza, advogado e professor da LFG, confira as dicas dadas por ele para esta etapa:

 JC&E - Quais as dicas para examinandos que farão a prova no próximo domingo?

Mazza - A prova da 2ª fase da OAB não costuma ter "pegadinhas". Então, sempre procure adotar as soluções mais óbvias possíveis. Na dúvida entre duas soluções possíveis, uma fácil e outra mais sofisticada, sempre opte para solução mais simples. Ela será a correta. Outra dica importante é evitar respostas longas nas quatro questões dissertativas. Procure responder objetivamente usando, no máximo, cinco ou seis linhas. É comum o candidato querer explicar demais a resposta e perder pontos por "estragar" a resposta no final, sendo que começou correta.

JC&E - Quais as dicas para a hora da prova?

Mazza - É preciso fazer um controle criterioso do tempo de prova. Sempre comece pela elaboração da peça. Use de três a quatro horas para elaborar a peça prático-profissional e distribua o tempo restante pelas quatro questões dissertativas. É importante também tentar responder todas as questões. Não deixe resposta em branco. Ainda que tenha certeza da resposta, acrescente algum dispositivo legal ou uma súmula. O examinador costuma considerar esse esforço na hora de atribuir nota.

JC&E - Como manter a calma?

Mazza - Não existe fórmula mágica para isso. O nervosismo é natural para quem está bem preparado. O importante é saber que após os primeiros 20 ou 30 minutos de início da prova o nervosismo tende a diminuir muito. O momento crucial está nos minutos iniciais. Leia e releia atentamente os enunciados várias vezes. Recomendo aos meus alunos umas vinte leituras do enunciado da peça. Esse processo ajuda a baixar a tensão inicial.

JC&E – Quais itens provavelmente serão cobrados em cada opção? Quais devem ser mais bem estudados?

Mazza - Considero a peça prático-profissional a parte mais importante da prova da OAB. Nos dias que antecedem a prova, o candidato deve revisar as hipóteses de cabimento e a estrutura formal das peças mais importantes dentro de sua área de escolha. Recomendo estudar novamente os cadernos para não evitar erros “bobos”. Sempre revise os detalhes da peça. As minhas apostas pessoais para a prova de domingo são:

1 - Tributário: Ação Anulatória ou Mandado de Segurança

2 - Administrativo: Ação Ordinária de Indenização (Responsabilidade do Estado)

3 - Trabalho: Reclamação Trabalhista

4 - Civil: Apelação

5 - Empresarial: Ação Renovatória

6 - Penal: Recurso em Sentido Estrito

7 - Constitucional: Ação Popular

JC&E - Como elaborar uma boa resposta?

Mazza - Procure escrever sem muita pressa, caprichando para que a letra saia legível. Por melhor que seja a resposta, se o examinador não conseguir entender a letra do candidato está tudo perdido. Na peça, sempre sugiro escrever muito no item Do Direito, desenvolvendo bastante os parágrafos de raciocínio jurídico da tese. Esses parágrafos são muito mais importantes do que as normas e súmulas que o candidato simplesmente copia na peça. Nas questões, responda objetivamente (5 ou 6 linhas, no máximo) e defendendo o ponto de vista baseado na legislação. A FGV é muito legalista. O que está escrito na lei, é o que vale.

JC&E - Em quais pontos as pessoas têm tido mais dificuldade em exames anteriores?

Mazza - A maior dificuldade dos candidatos, sem dúvida, é na redação da peça prático-profissional. Por isso, é fundamental começar a prova elaborando a peça, deixando as questões para o final.

Carolina Pera

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

17/08/2012 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas