Para receber o benefício mensal do Auxílio Brasil, a família deve ter o CadÚnico ativo
Os pagamentos do Auxílio Brasil iniciaram ontem (17) para os beneficiários com o Número de Inscrição Social (NIS) final 1 e a primeira parcela se encerra no dia 30 de novembro. Segundo o Ministério da Cidadania, todas as famílias que recebiam o Bolsa Família já estão incluídas automaticamente no novo programa social. Contudo, muitas pessoas ainda estão com dúvidas sobre o funcionamento do AB e de como participar dele, uma vez que o governo anunciou que pretende ampliar o número de participantes.
A primeira condição para receber o Auxílio Brasil é ter o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Como muitos beneficiários do Auxílio Emergencial desejam participar do novo programa social do governo, eles devem verificar se tem inscrição ativa no CadÚnico.
Se você não sabe o que é CadÚnico, vamos explicar. O Cadastro Único tem o objetivo de coletar dados e informações das famílias de baixa renda para incluí-las nos programas de assistência social e redistribuição de renda. Com os dados, o sistema analisa se as famílias têm maior vulnerabilidade social e oferece toda a ajuda governamental disponível.
Com o CadÚnico, as famílias têm direito, caso elas tenham o perfil necessário, aos seguintes programas sociais:
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Há três formas de consultar a inscrição no CadÚnico. A primeira delas é que você pode verificar no aplicativo Meu CadÚnico, que está disponível para Android e iOS. Com o app, basta informar o login e senha, caso não tenha o cadastro preencha o formulário e faça a consulta.
O segundo método é através do site do CadÚnico na página do Ministério da Cidadania. No site também é preciso inserir as suas informações para fazer a consulta.
Caso não se sinta seguro em preencher seus dados na internet, também há opção de verificar a inscrição no CadÚnico pelo telefone 0800 707 2003 da central de atendimento da Caixa Econômica Federal.
Se após consultar o CadÚnico e você perceber que não está inscrito nele, você pode ir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município e pedir para se registrar no Cadastro Único.
Os documentos necessários para fazer a inscrição são CPF ou Título de Eleitor do futuro favorecido. Além disso, é preciso levar a documentação de todas pessoas que moram na sua casa, sendo elas:
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