Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal terão conta de luz mais barata mesmo com bandeira de escassez hídrica
JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 31/01/2022, às 16h32 - Atualizado às 16h33
A partir de fevereiro, consumidores que recebem o benefício da tarifa social de energia elétrica terão a conta de luz mais barata. O anúncio foi feito na última sexta-feira (28) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A bandeira para os demais consumidores será a de escassez hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Vale lembrar que a tarifa não se enquadra para moradores não conectados ao Sistema Interligado Nacional, que não pagam bandeira tarifária, como é o caso de Roraima.
A bandeira de escassez hídrica foi instituída pela Aneel a partir de setembro de 2021 e tem previsão de duração até o mês de abril deste ano. A medida é aplicada no sentido de fortalecer o enfrentamento da seca mais severa dos últimos 91 anos.
+ Bandeira de escassez hídrica, que aumenta a conta de luz, deve ir até abril, diz ministro
LEIA TAMBÉM
No caso das famílias de baixa renda que são inscritas no programa de tarifa social, elas pagam a conta de luz mais barata, com as bandeiras contendo os mesmos descontos que já tinham direito, o que fica de 10 a 65%, dependendo da faixa de consumo. De acordo com a Agência Brasil, há uma estimativa de que 11,milhões de famílias possam ser beneficiadas com o cadastro automático do programa a partir deste ano, além das 12,4 milhões já beneficiadas.
A adesão ao programa de tarifa social, para ter o benefício da conta de luz mais barata, será automático. O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) assinou termo em novembro do ano passado que compartilha o banco de dados do Cadastro Único do Ministério da Cidadania com a ANEEL e as distribuidoras de energia.
As mudanças começam acontecer já a partir de janeiro, com as famílias tendo direito ao benefício sendo cadastradas no programa de forma automática. Estima-se que a partir deste mês, aproximadamente 11,5 milhões de famílias serão acrescentadas ao programa de maneira automática.
Para poder ter o benefício da conta de luz mais barata, as famílias precisam de alguns requisitos; veja lista:
*Com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.