MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Copa do Mundo na América do Sul? Veja qual país fez candidatura para receber o evento

A última Copa do Mundo na América do Sul foi disputada no Brasil no ano de 2014, com a vitória dos alemães após vencerem os brasileiros por 7 a 1

Copa do Mundo na América do Sul? Veja qual país fez candidatura para receber o evento
Reprodução Redes Sociais
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/02/2023, às 22h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A próxima Copa do Mundo de Futebol, em 2026, será realizada na América do Norte, sendo que a primeira vez que a competição terá três países como sede: Canadá, Estados Unidos e México. Apesar disso, já há uma movimentação para quem vai sediar o maior torneio do mundo em 2030. Para quem é apaixonado por futebol, há possibilidade do torneio ser disputado na América do Sul novamente.

Segundo a agência de notícias Reuters, nesta terça-feira (07), Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai enviaram a candidatura em conjunto para a FIFA. Para justificar a escolha, os países enviaram o pedido junto com a seguinte frase: “voltar para onde a Copa do Mundo nasceu”. A primeira edição do torneio foi disputada em 1930 no Uruguai e seria comemorados os 100 anos da competição.

"Como campeões mundiais, fizemos este lançamento que é o sonho de todos os sul-americanos. Não só pelo centenário da primeira edição, mas pela paixão com que vivemos o futebol", afirmou Claudio Taipa, presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA).

O secretário nacional de Esportes do Uruguai, Sebastián Bauzá, destacou que a Fifa tem que celebrar 100 anos de Copa do Mundo no local onde o futebol nasceu em 1930. A declaração foi concedida durante o evento "Juntos 2030".

+PIS/Pasep 2023: 22 milhões de trabalhadora começam a receber dia 15; Veja

O presidente da Conmebol, Alejandro Domingues, comentou que a Fifa tem “a obrigação de honrar a memória daqueles que fizeram a primeira Copa do Mundo”.

O presidente da Argentina, Alberto Fernandéz, também reforçou o desejo de o continente sul-americano ser sede de uma Copa do Mundo pela sexta vez. “Esta é uma candidatura de todo o continente. Por isso, vou propor que o nosso país irmão Bolívia faça parte deste sonho”. 

Para a Copa do Mundo ser disputada na América do Sul, será preciso ter a preferência da Fifa contra as candidaturas dos países ibéricos (Espanha e Portugal) e possivelmente de Marrocos e Arábia Saudita. 

+INSS: aposentados podem receber valores atrasados. Veja quem tem direito

Veja todas as Copas do Mundo que foram disputadas na América do Sul

Até o momento, cinco Copas do Mundo foram disputadas na América do Sul. A primeira aconteceu em 1930 no Uruguai, vencida pelos uruguaios; seguida pela edição de 1950 no Brasil, o bicampeonato da seleção celeste. Em 1962, a Copa foi disputada no Chile, com a conquista do segundo título da seleção brasileira, e em 1978 na Argentina, vencida pelos donos da casa.

Em 1986, a Colômbia havia se voluntariado para sediar a Copa do Mundo, mas acabou desistindo devido a problemas financeiros e políticos no país. A competição acabou sendo realizada no México.

A última Copa do Mundo na América do Sul foi realizada em 2014 no Brasil. A competição ficou marcada pela derrota do Brasil contra a Alemanha por 7 a 1. Os alemães venceram a final por 1 a 0 contra a Argentina, de Lionel Messi.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.