MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Guerra na Ucrânia: espaço aéreo a aviões russos é fechado pela União Europeia

União Europeia fecha espaço aéreo para aviões russos após ofensiva militar da Rússia que culminou na guerra na Ucrânia. Entenda a sanção imposta

União Europeia fecha espaço aéreo para aviões russos após ofensiva militar da Rússia
União Europeia fecha espaço aéreo para aviões russos após ofensiva militar da Rússia - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/02/2022, às 19h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O espaço aéreo a aviões russos foi fechado pela União Europeia, que estão proibidos de utilizarem qualquer aeroporto dos países-membros do bloco. A sanção imposta foi anunciada pela presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, neste domingo (27) após ofensiva militar da Rússia que culminou na guerra na Ucrânia

“Estamos propondo a proibição de todas as aeronaves de propriedade russa, registradas na Rússia ou controladas pela Rússia. Estas aeronaves não mais poderão pousar, decolar ou sobrevoar o território da União Europeia”, declarou Ursula em pronunciamento a jornalistas.

Guerra na Ucrânia: fechamento do espaço aéreo a aviões russos 

Ainda de acordo com a presidenta da Comissão Europeia, a sanção se aplica a qualquer avião de propriedade, fretado ou controlado por pessoa física ou jurídica. A proibição também inclui jatos particulares dos oligarcas russos, medida que reforça o apoio do bloco à Ucrânia e ao governo do país. 

O anúncio das restrições também atinge os veículos de imprensa estatal da Rússia, bem como a agência de notícias Sputnik. Ainda de acordo com Ursula, a decisão é classificada como um divisor de águas diante da gravidade da situação no leste europeu. “Estamos desenvolvendo ferramentas para banir sua desinformação tóxica e prejudicial na Europa”, disse.

Quem mais será atingido pela medida?

Além dos aviões russos, a decisão também estende para Belarus, que é acusada de facilitar e participar dos ataques à Ucrânia. “O regime [do presidente bielorusso Alexander] Lukashenko é cúmplice deste ataque cruel”, afirmou a presidenta.

O anúncio foi dado poucas horas após a Comissão Europeia tornar público que as principais economias  ocidentais, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido, concordaram na remoção das instituições bancárias russas da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais — rede bancárias global criada em 1973, para facilitar e garantir a segurança da troca de mensagens entre bancos de diferentes países. 

Saiba como ajudar os ucranianos 

Mediante cenário de guerra e o avanço da forte ofensiva militar ordenada pelo presidente russo Vladimir Putin na madrugada da última quinta-feira (24) contra a Ucrânia que já deixou até o momento 198 pessoas mortas e 1.115 feridos. Países e bilionários estão enviando doações para a Ucrânia. Saiba como ajudar. 

Multiplicam-se as iniciativas para ajudar a população e o Exército. Para quem quer doar medicamentos existem algumas organizações sem fins lucrativos que recebem os donativos. Veja lista:

  • United Help Ukraine 
  • Nova Ucrânia
  • People in Need 
  • International Medical Corps 
  • CARE Internacional 

No caso da United Help Ukraine, a organização recebe e distribui as doações de alimentos e suprimentos médicos para os ucranianos que estão se deslocando internamente, bem como qualquer pessoa que possa ter sido afetada pelo conflito. 

Já a Nova Ucrânia, trata-se de uma organização sem fins lucrativos sediada na Ucrânia, que fornece aos cidadãos alimentos para bebês, produtos de higiene, roupas e utensílios domésticos. A People in Need oferece ajuda humanitária a mais de 200 mil pessoas que estão na Ucrânia. Desde pacotes de alimentos, água potável, itens de higiene, carvão para aquecimento, além de abrigo de emergência. 

A agência International Medical Corps tem ajudado os cidadãos com serviços de saúde e emergência, além de ainda promover apoio como saúde mental e psicossocial. A organização CARE International tem fornecido alimentos, kits de higiene, serviços de apoio psicossocial e acesso a água, bem como acesso a dinheiro.  

* Com Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.