MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Imposto de Renda: Empresas devem entregar informe de rendimento até hoje (28)

A declaração do Imposto de Renda para pessoa física começa na próxima segunda-feira, 07 de março

Imposto de Renda: Empresas devem entregar informe de rendimento até hoje (28)
Imposto de Renda: Empresas devem entregar informe de rendimento até hoje (28) - Divulgação

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/02/2022, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As empresas e instituições financeiras devem entregar os informes de rendimento para facilitar a declaração do Imposto de Renda (IR) de pessoa física até hoje (28), informa a Receita Federal. Os comprovantes de rendimento são usados para o preenchimento dos dados financeiros e pessoas do contribuinte. 

Neste ano, a declaração foi atrasada em uma semana. Dessa forma, o prazo inicia no dia 07 de março e vai até o dia 29 de abril.

Em virtude da pandemia de covid-19, a entrega da declaração do imposto de renda foi adiada nos dois últimos anos.  A declaração pôde ser entregue até 30 de junho de 2020 e 31 de maio em 2021.

+Receita Federal libera regras do Imposto de Renda 2022. Entenda

Sobre os informes de rendimentos, os dados não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas podem disponibilizar o documento por e-mail, links para baixar o PDF ou em aplicativos para celulares. 

Segundo a Receita Federal, os comprovantes de rendimento têm a função de cruzar os dados e verificar se o contribuinte preencheu corretamente todas as informações ou se ele sonegou imposto.

Os documentos fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, assim como detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo devem ser informados, caso existam.

INSS e planos de saúde oferecem informe de rendimento na internet

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O documento está disponível na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome disponível para os sistemas Android e iOS. O segurado deve digitar a mesma senha para consultar os demais extratos. Caso não tenha senha, basta seguir os passos informados pelo site.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar valores de todas as contas correntes e investimentos. Caso o contribuinte tenha conta em mais de uma instituição, deve obter os comprovantes de todas elas.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.