MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Lula assina reajuste de servidores em 9% e exalta os funcionários públicos

Além do reajuste nos salários dos servidores públicos, o presidente Lula comentou sobre a necessidade de realizar novos concursos públicos

Lula assina reajuste de servidores em 9% e exalta os funcionários públicos
Ricardo Stuckert/PR
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/04/2023, às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (28) a lei que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. A cerimônia de sanção ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença de representantes sindicais e da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que liderou a negociação com os trabalhadores.

O acordo entre o governo federal e as entidades representativas foi assinado em março e para garantir o pagamento dos reajustes, o Executivo enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar o Orçamento Geral da União de 2023. 

+Prévia do PIB surpreende e vem bem acima da expectativa do mercado financeiro

O texto ajustou a peça orçamentária sem alterar a dotação de R$ 11,2 bilhões que estava prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a reposição de perdas salariais.

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a valer em 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho. Vale lembrar que esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016.

+Bolsa Família: governo realiza último pagamento para mais um grupo com destaque HISTÓRICO

Presidente defende a realização de concursos públicos

Durante a cerimônia de sanção da lei, o presidente Lula também defendeu a realização de concursos públicos para repor pessoal em diversas carreiras. Segundo ele, a prestação de serviços públicos, como em educação e saúde, por exemplo, não pode ser feita apenas por meios digitais.

O presidente citou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tinha 1,7 mil servidores e hoje conta com cerca de 700. “Você não melhora a educação sem professor, sem funcionários técnicos. Você não melhora a saúde sem mais médicos, sem mais enfermeiros, você tem que contratar”, disse.

Lula ainda ressaltou que toda vez que fala de concurso público algumas pessoas começam a dizer ‘começou a gastança’. “Para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos”, afirmou.

+Vestibulinho das Etecs: processo seletivo oferece cinco novas especializações técnicas

Ministra Esther Dweck explica orçamento para concursos públicos

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, explicou que o orçamento prevê R$ 2 bilhões para a realização de concursos este ano. Alguns já foram autorizados e outros devem ser anunciados em breve, como para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Segundo ela, serão priorizados os órgãos com maior déficit de pessoal.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.