MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ministro da Educação anuncia novas datas do Fies e Prouni; confira

No primeiro semestre, o MEC ofereceu mais de 270 mil vagas em bolsas de estudo via Prouni e ministro da Educação afirma que sobra vagas para financiar graduação pelo Fies

Ministro da Educação, Victor Godoy, e presidente da República, Jair Bolsonaro
Ministro da Educação, Victor Godoy, e presidente da República, Jair Bolsonaro - Reprodução Facebook

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/07/2022, às 09h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Tradicionalmente, todas as quintas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) realiza uma live nas redes sociais para atualizar dados do seu governo. Ontem (21), o ministro da Educação, Victor Godoy, participou da transmissão e ele aproveitou a oportunidade para divulgar as datas para a inscrição do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Segundo Godoy, as inscrições do Prouni serão entre os dias 1º a 4 de agosto, enquanto que o Fies tem um prazo entre os dias 9 a 12 de agosto. Sendo que ambas inscrições poderão ser feitas no site do Ministério da Educação.

+Redução do preço da gasolina deve impactar contas de luz e de celular; entenda

Prouni

No primeiro semestre, o Prouni ofereceu 270 mil vagas de bolsas de estudo, sendo 181 mil integrais e 91,9 mil parciais. Ao todo, 544,7 mil candidatos se inscreveram. 

O MEC (Ministério da Educação) informa que foram ofertadas 19,5 mil cursos de graduação em mais de 1 mil instituições de ensino superior. 

O Prouni disponibiliza bolsas de estudo, integrais ou parciais, para cursos de graduação em universidades privadas. Para concorrer ao programa com bolsas integrais, os estudantes devem ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo e, às bolsas parciais, com renda familiar de até três salários mínimos, entre outros critérios legais.

+Vistos de trabalho: parlamento português aprova medida que beneficia brasileiros

Outra novidade deste segundo semestre é que o alunos que estudaram em escolas particulares durante o ensino médio podem participar do programa educacional. 

Fies

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Assim como o Prouni, o Fies é destinado para estudantes cuja renda familiar mensal bruta, por pessoa, deve ser de até três salários mínimos, além de nota igual ou superior a 450 no Enem e não ter zerado a redação.

+Netflix realiza primeiro teste de cobrança extra por compartilhamento de senha

Victor Godoy comentou, durante a live presidencial, que o Fies oferece cerca de “É preciso discutir uma nova política de financiamento estudantil, porque esta política está realmente sobrando vagas por conta dos juros e da dificuldade que os alunos têm de pagar”, disse. 

Ele ainda destacou a medida provisória editada pelo presidente para renegociação das dívidas de financiamento do Fies.

Neste caso, Bolsonaro disse que 1,1 milhão de jovens devem procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para renegociar as dívidas estudantis com desconto que podem chegar a 99%. “Esse 1,1 milhão tinham dívidas impagáveis e queriam muitas vezes fazer um negócio bancário, comprar a prestação, alguma coisa e não podia devido a essa dívida", afirma. 

+Banco lidera ranking de reclamações entre instituições financeiras. Saiba qual

Mais uma novidade anunciada na live de Bolsonaro é que o ministro avisou que vai publicar amanhã o aumento do teto do Fies para o curso de medicina para 22,8%.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.