MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Guerra na Ucrânia: Rússia dobra taxa de juros para amenizar sanções

Desde o início da invasão da Rússia no território ucraniano, o Rublo, moeda oficial russa, desvalorizou 30% em relação ao dólar

Guerra na Ucrânia: Rússia dobra taxa de juros para amenizar sanções
Guerra na Ucrânia: Rússia dobra taxa de juros para amenizar sanções - TV Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/02/2022, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Diante das sanções econômicas aplicadas contra Rússia pela Guerra na Ucrânia, o Banco Central russo mais do que dobrou a sua taxa básica de juros e iniciou alguns controles de capital no país. A presidente da instituição, Elvira Nabiullina, afirmou que as sanções impostas ao povo russo impediram de vender moeda estrangeira para sustentar o Rublo, moeda oficial da Rússia.  

"O Banco Central aumentou hoje sua taxa básica para 20%, pois novas sanções provocaram um desvio significativo da taxa do rublo e limitaram as opções do Banco Central de usar suas reservas de ouro e câmbio", declara Nabiullina, em entrevista coletiva.

O Banco Central da Rússia admite que as sanções amarraram as suas mãos, principalmente ao restringir sua capacidade de usar as reservas de 640 bilhões de dólares em divisas e reservas de ouro.

+Bolsonaro culpa a Ucrânia por ter entregue país a um comediante

"Tivemos que aumentar as taxas para compensar os cidadãos pelo aumento dos riscos inflacionários", explica a presidente do BC russo. 

Por causa das sanções, o rublo já desvalorizou, aproximadamente, 30% e alcançou as mínimas recordes da moeda. Com a ação do BC, ela até conseguiu se recuperar levemente, mas ainda enfrenta dificuldades devido às tensões dos últimos dias. 

O Banco da Rússia vendeu 1 bilhão de dólares em mercados de câmbio na quinta, disse Nabiullina, mas não interveio hoje. 

"Dadas as restrições ao uso de reservas de ouro e forex em dólares e euros, não realizamos intervenções hoje", destaca Nabiullina. Isso sugere que o rublo foi apoiado por outros participantes do mercado não identificados.

+Sanções contra a Rússia: veja os impactos econômicos que serão aplicados

Confira algumas sanções aplicadas contra a Rússia

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha proibiram seus cidadãos ou entidades de fazer transações com o Banco Central russo, o Fundo Nacional de Riqueza da Rússia ou o Ministério das Finanças russo.

A Suíça disse que adotará sanções da União Europeia contra russos envolvidos na invasão da Ucrânia e congelará seus bens, em um grande desvio das tradições do país, tradicionalmente neutro.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedade

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.