O Cadastro Positivo é um banco de dados que armazena o histórico de pagamentos dos consumidores
O Cadastro Positivo é um banco de dados formulado pelas empresas de proteção ao crédito que tem o objetivo de avaliar o comportamento financeiro, em relação ao pagamento de contas, do consumidor. Os dados avaliam as chances de inadimplência, prazos de pagamentos e outros compromissos financeiros.
Deste modo, o Cadastro Positivo é uma espécie de currículo das finanças para as instituições de crédito porque elas podem conhecer todo histórico financeiro de dívidas do seu potencial cliente.
Diante disso, o JC Concursos preparou um artigo completo sobre as vantagens do Cadastro Positivo e como ele pode te ajudar a aumentar o seu score de crédito.
Basicamente, o Cadastro Positivo é um banco de dados que apresenta informações sobre o histórico financeiro de crédito de um consumidor, além de oferecer esses dados para as instituições financeiras.
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Podemos classificá-lo como um currículo financeiro de uma pessoa, pois ele ajuda a ampliar ou restringir o relacionamento do clientes com bancos e empresas de crédito. Consumidores com um bom histórico têm mais chances de conseguir crédito com valores mais altos e taxas mais atraentes.
O Cadastro Positivo surgiu em 2011, mas ele ganhou maior relevância apenas em abril de 2019, com aprovação da Lei 12.414/14. Anteriormente, o comportamento negativo dos consumidores ficava registrado em um grande banco de dados, ou seja, ele teria restrição em acessar qualquer forma de crédito. Prática também conhecida como “nome sujo”.
Porém, as empresas financeiras não conheciam o histórico financeiro dos clientes e a restrição ao crédito poderia ser prejudicada, uma vez que a negativação do nome pode ser feita desde um erro da empresa cobra a dívida ou até mesmo uma fraude.
Então, a legislação apareceu com o objetivo de premiar os consumidores com bons hábitos financeiros, ainda que eles tenham sofrido alguma restrição ao crédito nos últimos meses ou até mesmo anos. A Lei 12.414 previa que cada consumidor deveria registrar seu próprio CPF na lista de bons pagadores.
Logo, com a aprovação da lei, todo consumidor que tiver CPF ou empresa com CNPJ passou a fazer parte automaticamente da lista de bom pagador. A partir de então, quem não quer constar na lista precisa pedir a exclusão de suas informações – o que pode ser feito de forma gratuita.
De acordo com a Boa Vista SCPC, o principal objetivo do Cadastro Positivo é apresentar uma experiência com acesso ao crédito com mais facilidade, juros menores e menos burocracia para os consumidores e empresas que realizam os pagamentos em dia. Assim, cada instituição financeira tem a possibilidade de realizar avaliações de risco mais individualizadas.
Basta lembrar que anteriormente, a análise de crédito era avaliada apenas com as informações pessoais e renda do consumidor, além da sua pontuação no score das empresas de proteção ao crédito.
Com o maior número de informações em mãos, as instituições financeiras têm a possibilidade de realizar um melhor processo de análise e concessão de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.
Mesmo com acesso às informações dos consumidores, a SPC Brasil garante que os dados sensíveis e o próprio sigilo bancário continuam preservados, como todas as demais exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor
O Cadastro Positivo permite que as empresas analisem os hábitos de pagamento dos consumidores. Uma taxa de inadimplência alta provoca uma maior taxa de juros, independente do comportamento financeiro de cada um. Logo, até os bons pagadores sofrem por conta da falta de pagamento de algumas pessoas.
Entretanto, a individualização que o Cadastro Positivo provoca faz com que as instituições tenham uma melhor avaliação consumidor, com base no seu próprio histórico de pagamentos e não apenas em restrições pontuais existentes em seu nome. Inclusive, a Boa Vista SCPC destaca que este é um modelo mais justo e abrangente de análise.
Outra vantagem do Cadastro Positivo é o estímulo à competição na oferta de crédito. Ao se cadastrar na página do Consumidor Positivo - Boa Vista, além de consultar o score, você consegue verificar uma lista de instituições financeiras interessadas em oferecer crédito para o seu perfil.
Como o Cadastro Positivo é um histórico da vida financeira das pessoas, ele ajuda o consumidor a aumentar o Score de Crédito que, por sua vez, aumenta as chances do consumidor de conseguir um empréstimo, um cartão de crédito ou linhas de crédito e financiamento.
Contudo, a alteração no Score, com base no Cadastro Positivo, não é imediata e varia conforme a classificação dos birôs de crédito. Por exemplo, no score 2.0, da Serasa, as informações do Cadastro Positivo representam 62% da pontuação, mas a mudança dependerá da quantidade de informações recebidas, da relevância em relação às já existentes nas bases de dados, de indicarem ou não maior probabilidade de inadimplência, entre outros fatores.
Como destacamos anteriormente, o Cadastro Positivo apresenta apenas o histórico financeiro do consumidor em relação ao pagamento de operações de contratação de crédito, como empréstimos, financiamentos, empréstimos pessoais e crediários, além de contas de serviços como telecomunicações.
É preciso destacar que as empresas não têm acesso aos dados bancários do consumidor. Isto é, a instituição financeira não sabe o valor que você tem na sua conta bancária e nem como utiliza os seus recursos financeiros.
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