MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Saiu o resultado do Prouni em 2ª chamada; Veja prazo para inscrição

Saiba como conferir o resultado do Prouni da segunda chamada. Quem não foi selecionado pode se inscrever para ficar na lista de espera

Logo do Prouni
Logo do Prouni - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/03/2023, às 22h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Saiu nesta terça-feira (21) o resultado do Prouni para aqueles que aguardavam a segunda chamada do Programa Universidade para Todos. É preciso ficar atento para não perder o prazo para inscrição na instituição de ensino selecionada: 30 de março.

Porém, se você não foi selecionado na primeira ou nesta segunda chamada, não desanime. Ainda há esperança: é possível ficar na lista de espera. Assim, será chamado se alguém aprovado não comparecer na instituição de ensino dentro do prazo. O resultado pode ser consultado aqui.

Para integrar a lista de espera, o estudante deve manifestar o interesse nos dias 5 e 6 de abril. A divulgação do resultado da lista de espera sai no dia 10 de abril e as matrículas serão realizadas entre 10 e 19 de abril.

+Programa reserva 30% das vagas em cargos de confiança para negros; Entenda

Saiba mais sobre o Prouni

O programa de acesso ao ensino superior é destinado aos estudantes de baixa renda que querem estudar em faculdade privada e não têm condições de arcar com os elevados custos do curso universitário. Neste ano, foram válidas para o processo seletivo as notas do Enem de 2022 e de 2021.

O Prouni foi criado em 2004 e já beneficiou milhares de jovens brasileiros. Para participar do programa, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos, ter alcançado 450 pontos de média nas notas e não ter tirado zero na redação.

Os benefícios de participar do Prouni são muitos. Além de poder estudar em uma universidade particular com bolsa integral (100%) ou parcial (50%), o programa também ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior, permitindo que jovens de baixa renda tenham a mesma oportunidade de estudo que aqueles que têm melhores condições financeiras.

+Nova carteira de identidade nacional ATRASA e governo dá novo prazo

Além disso, o Prouni também oferece outras vantagens, como a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de cursos e instituições de ensino, e a oportunidade de receber uma formação de qualidade, o que aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho.

As inscrições, geralmente, acontecem duas vezes por ano e os candidatos devem estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo programa, como ter renda familiar per capita de até três salários mínimos (a bolsa integral vai só para quem tem renda de até 1,5 salário mínimo), ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular, e ter obtido a nota mínima no Enem

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.