MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Servidor Público: Estado do Rio de Janeiro altera data de pagamento dos salários

A alteração na data de pagamento dos salários dos servidores públicos no Rio de Janeiro deve beneficiar 460 mil pessoas

Servidor público do Rio de Janeiro receberá salário no terceiro dia útil
Servidor público do Rio de Janeiro receberá salário no terceiro dia útil - JC Concursos

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/02/2022, às 07h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que os servidores públicos ativos, inativos e pensionistas receberão os salários e benefícios no terceiro dia útil do mês. Anteriormente, os órgãos realizavam os pagamentos no décimo dia útil. A medida será aplicada para 460 mil trabalhadores. A divulgação foi realizada, na última quarta-feira (02), no Palácio da Guanabara, sede da administração fluminense. 

“Não será usado dinheiro do mês seguinte para pagar a folha anterior”, garantiu. O salário de janeiro será pago no próximo dia 4 deste mês, excepcionalmente no quarto dia útil, comunicou o governador.

Castro afirmou que o novo calendário permite ao servidor ter previsibilidade em seus gastos depois de seis anos, e não pagar multas, como reclamavam muitos servidores. O valor liquido da folha estadual é de R$ 2 bilhões por mês.

Ele ainda destacou que o estado do Rio de Janeiro “é o melhor pagador da Federação” e não deixará dívidas para as gestões seguintes. Com isso, o governador aponta que quanto melhor pagador for o estado, mais concorrentes são atraídos para participar de licitações. 

O chefe do Executivo fluminense explica que o novo calendário está associado ao aumento da atividade econômica no Rio de Janeiro. Atualmente, há um ambiente de negócios propícios para os investidores, maior qualificação do estado, maior arrecadação, além da melhoria do processo de cobrança. 

Castro lembrou que até agosto de 2020, ano em que assumiu o governo, o déficit das contas públicas superava os R$ 100 milhões. Na época, a expectativa era de falta de pagamento dos salários de novembro e dezembro e do 13º salário. 

A partir de então, segundo o governador, houve um trabalho de ressignificação das contas públicas, que permitiu ao governo antecipar o pagamento de dezembro de 2021 para o dia 30 do próprio mês, antes da virada para 2022. 

O novo calendário prevê os pagamentos de fevereiro em 4 de março; de março em 5 de abril; de abril em 4 de maio; de maio em 3 de junho; da primeira parcela do 13º salário em 30 de junho; do salário de junho em 5 de julho; de julho em 3 de agosto; de agosto em 5 de setembro; de setembro em 5 de outubro; de outubro em 4 de novembro; de novembro em 5 de dezembro; da segunda parcela do 13º em 20 de dezembro; e do salário de dezembro em 4 de janeiro de 2023.

*com informação da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.