Governador anuncia novo concurso da PC BA em 2019

De acordo com nova declaração do governador Rui Costa, os últimos concursos da PC/BA (Polícia Civil da Bahia) não foram suficientes para suprir as necessidades de pessoal para os cargos de agente e delegado, o que justifica uma nova seleção em 2019.

JC Concursos - Fernando Cezar Alves - Informe o Erro
Publicado: 06/02/2019 - 11:53 | Atualizado: 07/02/2019 - 15:57

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, no último dia 4, que autorizará a realização de novo concurso público para a PC BA (Polícia Civil do Estado da Bahia) ainda em 2019. De acordo com ele, embora a corporação tenha realizado seleção recentemente, o certame não foi suficiente para preencher todos os postos para os cargos de agente e delegado, o que justifica uma nova avaliação para 2019.  “Vamos realizar este ano um novo concurso para a Polícia Civil e um novo concurso para a Polícia Militara. Na Polícia Civil no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delgados e nem de agentes. Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas, que é a ampliação do número de delegacias da mulher em várias regiões do nosso estado”, disse, durante sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A quantidade de vagas do novo concurso ainda deverá ser confirmada.

No caso da Polícia Militar, o novo concurso já havia sido anunciado pelo governador em janeiro. Veja mais informações sobre este concurso clicando aqui.

O último concurso da PC/BA ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão.   

Para os cargos de investigador e escrivão foi exigido possuir formação de nível superior em qualquer área para ingresso, com remuneração inicial de R$ 3.915,85. Para a carreira de delegado, os interessados deveriam possuir formação superior em direito, com inicial de R$ 11.389,96.

A banca foi a Fundação Vunesp.

Provas

O concurso da PC/BA contou com sete fases, incluindo provas objetivas, provas discursivas, exame biomédico, teste de aptidão física, exame psicotécnico e análise de títulos.

Para as três carreiras, a prova objetiva contou com 100 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos.

Em conhecimentos gerais foram abordados temas de língua portuguesa, informática, raciocínio lógico, atualidades, promoção da igualdade racial e de gênero, medicina legal, noções de administração e leis específicas. 
    
 

Vídeos Polícia Civil

Notícias Polícia Civil

Concursos Relacionados

Mais Lidas

Mais Recentes

Shopping