MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil está entre os 10 países com mais casos da varíola dos macacos; Veja ranking

O Brasil é o 5º país com mais pessoas infectadas pela varíola dos macacos e registra uma morte pela doença. Calendário de vacinação deve ser divulgado ainda nesta semana

Vacina da varíola dos macacos: tubos para teste de detecção da doença
Vacina da varíola dos macacos: tubos para teste de detecção da doença - Divulgação/Agência Brasil
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/08/2022, às 20h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em todo o mundo, foram registrados 35.621 casos da varíola dos macacos em 92 países, conforme dados do Ministério da Saúde repassados nesta segunda-feira, 15 de agosto de 2022. O Brasil está entre as 10 nações com mais casos, mas o ministro da pasta, Marcelo Queiroga, disse que o país está preparado para enfrentar a doença, chamada de Monkeypox.

Apesar do nome, a doença não é transmitida pelos macacos. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estuda renomear a patologia para evitar preconceito contra as pessoas infectadas e até maus tratos contra os animais, situações já ocorridas.

Ainda nesta semana, o governo federal deve ter a data de quando as primeiras vacinas vão chegar ao país. No final de julho, o Ministério da Saúde informou que ia adquirir 50 mil doses da vacina da varíola dos macacos a partir de setembro. Porém, apenas profissionais de saúde que manipulam as amostras recolhidas de pacientes e pessoas que tiveram contato direto com doentes serão vacinados.

+Novos motoristas podem ganhar auxílio caminhoneiro de R$ 2 mil em setembro; Veja como

Brasil é o 5º do ranking

O Brasil é o 5º país com mais pessoas infectadas por esse tipo de varíola. Na terça-feira passada (9), o Ministério da Saúde elevou o alerta para o risco da varíola dos macacos para o nível máximo de emergência. A classificação é para todo o território nacional e significa que a doença é considerada grave.

Até o momento, 13 mortes foram confirmadas em oito países, uma delas aqui. Em julho, um homem de 41 anos infectado pelo vírus monkeypox morreu em Uberlândia (MG) após ter um choque séptico - caracterizado por uma infecção grave. Porém, esse paciente fazia parte do grupo de risco.

Confira abaixo o ranking dos 10 países com mais registros:

  • Estados Unidos (11,1 mil);
  • Espanha (5,7 mil);
  • Alemanha (3,1 mil);
  • Reino Unido (3 mil);
  • Brasil (2,8 mil);
  • França (2,6 mil);
  • Canadá (1 mil);
  • Holanda (1 mil);
  • Portugal (770); e
  • Peru (654).

Hoje, o Brasil tem 2.893 casos confirmados e existem outros 3.555 suspeitos. Apenar seis estados não têm registro da doença. Dados do início de agosto indicam que São Paulo lidera com mais de 1,5 mil registros. Na sequência, vem Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

+Eleições 2022: última semana para informar voto em outra região

Contágio e sintomas

A varíola dos macacos não tem um tratamento específico e é causada por vírus, a partir do contato com um animal, pessoa ou materiais infectados. A maioria dos contaminados (95%) é homem, com idade na casa dos 30 anos.

Os sintomas mais comuns são febre, calafrio, cansaço, dor de cabeça, nas costas e musculares, e gânglios inchados. Em seguida, aparecem lesões avermelhadas na pele, espalhadas pelo corpo semelhantes a furúnculos.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.