MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Covid-19: Rio de Janeiro vai aplicar quarta dose em pessoas com menos de 40 anos; confira

Para tomar a quarta dose da vacina da covid-19 é preciso respeitar o intervalo de quatro meses. 36 milhões de pessoas estão aptas a reforçar imunização

Mulher preenchendo seringa com imunizante contra Covid-19
Mulher preenchendo seringa com imunizante contra Covid-19 - Divulgação

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/07/2022, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A partir desta quarta-feira (20) a cidade do Rio de Janeiro vai dar início à aplicação da segunda dose de reforço ou quarta dose da vacina contra a covid-19. Desta vez, o público contemplado com o imunizante são pessoas com idade a partir dos 35 anos. Para a administração da quarta dose é necessário respeitar o intervalo de quatro meses desde a terceira aplicação.

De acordo com o Ministério da Saúde, 100 milhões de vacinas estão disponíveis para reforçar a imunização dos brasileiros contra a covid-19. Segundo o ministério, cerca de 64,8 milhões de pessoas no Brasil que completaram o esquema vacinal com duas doses ou com dose única não voltaram aos postos de saúde para receber, sequer, a primeira dose de reforço da vacina.

A orientação do Ministério da Saúde para quem tomou a dose única da Janssen, tome a primeira dose de reforço após dois meses e a segunda e terceira doses devem ter um intervalo de quatro meses entre as aplicações. Atualmente, apenas pessoas com mais de 40 anos estão liberadas a tomar a dose de reforço da Janssen, ainda segundo o Ministério da Saúde.

+++ Síndrome do pânico: conheça os sintomas e como lidar com o transtorno

Vacinação de crianças e dose de reforço

A cidade do Rio de Janeiro também vai iniciar nesta quarta-feira (20) a vacinação de crianças a partir de 3 anos contra a covid-19. A imunização dessa faixa etária foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste mês de julho. A vacina utilizada é a Coronavac.

A aplicação da dose de reforço está liberada para pessoas a partir dos 12 anos de idade. No caso da quarta dose da vacina contra a covid-19, os imunizantes disponíveis para a aplicação são Pfizer, Janssen e Astrazeneca. De acordo com o Ministério da Saúde, 76,4% da população brasileira completou a vacinação com duas doses ou dose única.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.