MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Dia corrido? Veja 7 dicas de como organizar uma rotina saudável

Família, trabalho, estudos, casa… tudo isso junto pode dar uma dor de cabeça danada. Mas, reunimos aqui algumas dicas valiosas para você organizar uma rotina saudável

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 06/07/2022, às 23h12

Moça com as mãos nas laterais do rosto, angustiada, em frente à mesa com muitos materiais de trabalho/estudo | Foto: JC Concursos
Moça com as mãos nas laterais do rosto, angustiada, em frente à mesa com muitos materiais de trabalho/estudo | Foto: JC Concursos
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Já sentiu a necessidade de que o dia tivesse mais que 24 horas? Aquela sensação de que um dia inteiro não é suficiente para dar conta de todas as tarefas? Isso pode estar relacionado à forma como se planeja. Para organizar uma rotina saudável, sem correria e sem sofrimento, é importante adotar alguns hábitos, que podem fazer o tempo que antes era insuficiente, sobrar.

É fato que imprevistos surgem aqui ou ali, mas absolutamente qualquer projeto a ser realizado exige um bom planejamento. Não é que você vá ter tudo sob controle sempre, mas pode te poupar de alguns estresses, quando tiver, literalmente, em vista o que precisa ser feito, inclusive, contando com as eventualidades.

A proposta em ter um planejamento não diz só respeito à produtividade, mas também sobre como a rotina pesa na saúde mental e física. A sensação de incapacidade que vem quando não se dá conta de tudo que tem para fazer, pode trazer consigo outros sentimentos desagradáveis, como: frustração, tristeza, ansiedade e medo, podendo, até, afetar o sono, apetite e pior, acarretar numa síndrome de burnout.

+++ Síndrome de Burnout: Sandra Bullock anuncia pausa na carreira

Confira 7 sugestões de como organizar uma rotina saudável

Para alcançar o bem-estar e a sensação de dever cumprido após um dia de atividades, é importante ter em vista não só hábitos, mas objetivos que você vai levar para todas as áreas de sua vida. Entre eles, estão: disciplina, autoconhecimento, inteligência emocional, estratégia, desejo. Não é uma fórmula mágica, mas vai amenizar os impactos negativos de um dia cheio de tarefas.

Confira agora algumas sugestões de como organizar uma rotina saudável e equilibrada:

  1. Faça uso de agendas, blocos de anotações e listas: isso vai permitir que você visualize e tenha em mãos suas atividades, possibilitando se organizar melhor com o que tem a ser feito. Ah! Não invente de fazer várias coisas ao mesmo tempo, embora algumas pessoas lidem bem com isso, pode influenciar na desorganização. Estipule tempos e prazos com honestidade.

  2. Tenha noção de suas habilidades e competências: não adianta querer dar um salto maior que a perna. Reconheça seus limites, até onde consegue ir e aceite isso, tendo em vista sempre melhorar, mas sem pedir mais de si do que o que é possível. Aproveite para investir nas habilidades que já conhece, fazendo bom uso delas.

  3. Não deixe de investir no seu desenvolvimento pessoal: isso inclui a noção das habilidades e competências, mas com um quê a mais: o de que você não precisa estagnar em algo que não consegue fazer e direcionar para o desejo de superar esse obstáculo, de forma saudável, sempre, se respeitando ao máximo.

  4. Estabeleça metas e objetivos e tenha comprometimento com eles: nesta parte é preciso muito desejo para utilizar como combustível para alcançar as metas e objetivos propostos. Além do mais, objetivos bem estabelecidos possibilitam a visualização melhor do caminho a percorrer.

  5. Garanta a alimentação necessária para o seu dia a dia: já ouviu dizer que “saco vazio não pára em pé”, não é? Pois, esse é um pilar que sustenta o cotidiano. A alimentação adequada é o que nos garante energia para realizar as tarefas diárias. Organizar as refeições e se possível, adiantar o preparo delas, vai te poupar algumas boas horas do seu dia, além de evitar com que você “pule” etapas da sua alimentação diária.

  6. Adote a prática de exercícios físicos na rotina: além de promover uma melhora significativa no condicionamento físico, para dar conta da correria do dia a dia, exercícios físicos têm importante contribuição na melhora cognitiva, garantindo mais agilidade, concentração e controle emocional sobre as atividades diárias.

  7. Por fim, mas não menos importante, dê um tempo para si: leitura, esporte, filmes e séries, música e tantas outras atividades de lazer são investimentos que você faz na sua vida pessoal e profissional. Nem só de trabalho viverá o ser humano, não é mesmo? Descansar e se divertir também vai te proporcionar uma boa fonte de energia, um gás para voltar à produção cotidiana.

Aqui vão umas dicas bônus: durma bem, pois uma noite de sono adequada é, também, importante fonte de energia para dar conta do dia a dia; monitore o tempo que utiliza o celular; evite procrastinar: muitas tarefas que parecem dificílimas levam apenas alguns minutos para serem concluídas; tenha em volta amigos e pessoas com quem poderá contar quando surgirem os imprevistos e para oferecer suporte emocional quando necessário. No mais, tenha honestidade consigo, faça um bom planejamento, se possível, e anote tudo.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.