MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Losartana: Anvisa anula a própria decisão sobre o medicamento; entenda

Usado no tratamento de uma das principais causas de mortes no mundo, a losartana teve a comercialização proibida em junho deste ano. Veja o que deve acontecer agora

Letreiro da fachada Anvisa | Foto: Agência Brasil
Letreiro da fachada Anvisa | Foto: Agência Brasil

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/07/2022, às 22h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após determinar a proibição da venda e o recolhimento de medicamentos que contém losartanaem sua composição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anulou a decisão. O medicamento é um dos mais utilizados no país, voltado ao tratamento da pressão alta e de insuficiência cardíaca.

Publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (13), a nova medida da Anvisa reverte a decisão do próprio órgão que suspendeu a venda e a retirada dos produtos das farmácias em 23 de junho deste ano, após identificar lotes do medicamento contaminados com uma impureza decorrente do seu processo de fabricação.

A O Globo, a agência afirmou que após a análise de novos testes realizados com os produtos que contém losartana, foi verificada a inexistência da toxicidade identificada no início. O órgão reavaliou os limites de segurança e determinou que os medicamentos estão agora dentro do padrão da reguladora.

+++ Anvisa aprova vacina da covid em crianças de nova faixa etária; confira

Retirada da losartana das farmácias

A Anvisa estava monitorando os produtos que continham o princípio ativo da losartanadesde 2021. Foi então que verificou concentrações elevadas de “azido” nos produtos, substância química produzida durante a fabricação da matéria-prima dos medicamentos. O azido tem potencial para modificar o DNA de células do organismo humano e, por isso, a medida foi adotada.

O prazo estipulado para a remoção dos produtos das prateleiras foi de 120 dias. Porém, em apenas 21 dias o órgão revogou a decisão, alegando agora que a quantidade de impurezas encontradas nos medicamentos não apresentam risco à saúde. A ação da Anvisa teve influência da Agência Europeia de Saúde, que apresentou novos dados referentes aos medicamentos, apontando padrão de segurança adequado para a continuação da comercialização e a utilização dos remédios.

Agora, os lotes dos medicamentos que foram recolhidos devem retornar às farmácias e as vendas devem normalizar. Mesmo após decidir suspender a distribuição da losartana no final de junho deste ano, o órgão havia orientado aos pacientes que não interrompessem o tratamento com o medicamento, já que a insuficiência cardíaca é uma das principais causas de morte em todo o mundo.

+++ Irritação nos olhos: maior tempo de exposição às telas pode provocar uma doença; saiba como identificar

Você sabe que especialista cuida dos vasos sanguíneos?

Se você também tem dúvida sobre qual especialista médico cuida dessa e de outras áreas, se atente à próxima dica: no Blog Medcel, você confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Você poderá conhecer, por exemplo, o que faz um médico angiologista. Confira e não perca nenhum assunto da área médica!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.