MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Novembro azul: câncer de próstata é silencioso e o segundo mais comum entre os homens

O câncer de próstata tem crescimento lento e não costuma apresentar sintomas no início. Mas, com o passar da idade, o câncer pode crescer rapidamente, até levar à morte

Médico segura fita azul, símbolo do novembro azul, mês de conscientização sobre câncer de próstata
Médico segura fita azul, símbolo do novembro azul, mês de conscientização sobre câncer de próstata - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/11/2022, às 22h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já é Novembro Azul e um dos principais desafios no combate ao câncer de próstata é convencer os homens a realizarem o exame preventivo. Um dos desafios no combate à doença é a resistência na realização do exame preventivo, bem como o fato de que o câncer de próstata é silencioso e costuma crescer muito rapidamente a partir dos 50 anos.

A próstata é uma glândula que só o homem tem e fica localizada na parte baixa do abdômen, mais precisamente na frente do reto, abaixo da bexiga. A função do órgão é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, a fim de nutrir e proteger os espermatozoides. Aliás, a próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e tem como característica um crescimento lento, que pode não apontar sinais durante a vida, mas que em alguns casos pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, envolvendo sério risco de morte. Esse risco é aumentado com o passar da idade e a incidência da doença é mais frequente em pessoas com mais de 55 anos, segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

+++ Bloqueio de estradas: um CORAÇÃO foi impedido de ser transplantado devido às manifestações ilegais de apoiadores de Bolsonaro

Sintomas e fatores de risco para câncer de próstata

Histórico de câncer na família é um dos fatores para o diagnóstico de câncer de próstata. Além disso, homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos correm mais risco de desenvolverem a doença. Obesidade e sobrepeso, idade a partir dos 50 anos, inflamação da próstata, tabagismo e alterações genéticas também estão entre fatores de risco para a doença.

Este tipo de câncer costuma ser silencioso, não apresentando sintomas, geralmente. No entanto, quando eles surgem, podem ser:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina; e
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

+++ Governo Lula: quem deverá comandar o Ministério da Saúde em 2023? Veja nomes cotados

O que faz um urologista?

Este é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino. Se você quer saber mais sobre o que faz um urologista, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.