Após sofrer morte cerebral, um jovem de 21 anos teve o coração doado a um paciente de São Paulo, que não pode receber o órgão devido ao atraso por bloqueio de estradas
Desde 30 de outubro, após o resultado das urnas nas eleições 2022, com a vitória de Lula (PT), apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tomaram rodovias ao redor do país a fim de provocar o bloqueio de estradas. Além do abastecimento de produtos ter sido ameaçado com a manifestação ilegal, um coração foi impedido de ser transplantado no paciente destinado, em função do atraso na entrega do órgão.
O coração doado era de um jovem de 21 anos que teve morte cerebral após sofrer um traumatismo crânio-encefálico. O rapaz estava internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e o coração deveria chegar a um paciente de São Paulo, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de SP.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), o transporte de coração deve ser feito de forma célere, com exigência de rapidez na operação. A Secretaria afirma ainda que o órgão deve chegar até o doador dentro do período de, no máximo, quatro horas.
+++ Governo Lula: quem deverá comandar o Ministério da Saúde em 2023? Veja nomes cotados
LEIA TAMBÉM
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás, o coração que deveria ser transplantado em um paciente do estado de São Paulo, mesmo que estivesse apto a receber o órgão, não chegou nem a ser captado na unidade receptora, onde não houve confirmação para o recebimento do órgão por parte da SES-SP.
Segundo informações do G1, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) afirmou que as “equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”.
A SES-GO comunicou ainda que, com a inviabilidade do procedimento ser realizado em SP, o coração doado pelo jovem de 21 anos passou por seleção de destinatário no Distrito Federal, localidade mais próxima do órgão do doador, mas não pode ser transplantado por falta de receptor compatível. Apesar do coração não poder ter sido doado, cinco pessoas foram beneficiadas com doações dos órgãos do jovem.
+++ Bloqueio de estradas traz risco de desabastecimento na área da saúde, diz Anvisa
Se você também tem dúvida sobre qual especialista médico cuida dessa e de outras áreas, se atente à próxima dica: no Blog da Medcel, você confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Você poderá conhecer, por exemplo, o que faz um médico angiologista. Confira e não perca nenhum assunto da área médica!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.