MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prosopagnosia: está com dificuldade em reconhecer pessoas? conheça detalhes desta doença

Mais do que uma inabilidade comum, a prosopagnosia é uma desordem no cérebro. Saiba como identificar e procurar tratamento

Mulher loira com tecnologia de reconhecimento facial em seu rosto | Foto: Freepik
Mulher loira com tecnologia de reconhecimento facial em seu rosto | Foto: Freepik

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/07/2022, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem nunca se deparou com alguém vindo em sua direção, falando na maior intimidade, e você sem identificar quem é a pessoa? Bem, essa é uma situação corriqueira para quem tem dificuldade em memorizar fisionomias. Em outros graus, ela pode indicar uma doença, que acreditava-se ser rara, mas que é bastante comum: a prosopagnosia.

Recentemente, em entrevista ao GQ, a estrela de Hollywood, Brad Pitt, afirmou sofrer do distúrbio, que é também conhecido como “cegueira facial”. O ator identificou o problema quando passou a se deparar com situações como essa, em que não reconhecia as pessoas, chegando a ser considerado egocêntrico e desumilde. A realidade é que a doença existe e é causada por uma desordem neurológica.

Muitas vezes confundida com problemas de visão, a prosopagnosia se caracteriza pela falta de habilidade em reconhecer pessoas, aspectos de seus rostos, seja parcial ou até mesmo não conseguir identificar completamente. A pessoa com esse distúrbio pode até perder a capacidade de reconhecer o próprio rosto, em casos mais graves.

+++ Dia corrido? Veja 7 dicas de como organizar uma rotina saudável

O que é a prosopagnosia?

A prosopagnosia é uma desordem do campo neurológico. Ela é caracterizada pelo mau funcionamento de uma área do cérebro, que desempenha a importante função do reconhecimento facial: o giro fusiforme. Essa parte do sistema nervoso continua em desenvolvimento, desde a infância até a fase adulta. Por isso, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser acometida com a cegueira facial.

A inabilidade em reconhecer rostos pode se dar de diferentes formas, pois existe a prosopagnosia desenvolvida ou congênita, que advém com o nascimento, mas que também pode se desenvolver na infância. Além disso, existe a desordem adquirida, por meio de lesões cerebrais, como é o caso do AVC (acidente vascular cerebral) e outros traumas na massa encefálica. Doenças como Alzheimer, depressão ou esquizofrenia podem deixar o cérebro mais suscetível à prosopagnosia.

Como saber se você sofre de prosopagnosia?

Alguns sintomas mais comuns indicam o surgimento dessa desordem. Entre eles estão:

  • Não reconhecer pessoas, totalmente ou parcialmente, seja presencial ou por fotos
  • Incapacidade em reconhecer pessoas próximas como familiares, amigos, conhecidos, principalmente se você não esperava vê-los
  • Inabilidade em descrever o rosto das pessoas
  • Dificuldade em distinguir pessoas, especialmente se elas usam roupas parecidas ou iguais
  • Confusão ao acompanhar filmes e séries, já que não consegue memorizar os rostos dos personagens

Além disso, esse distúrbio pode acarretar em outros problemas psíquicos, que se agravam com a sensação de medo, insegurança, dificuldade em interação social, em manter relacionamentos saudáveis, desorientação em locais com muitas pessoas, entre outros. A prosopagnosia pode desencadear, ainda:

O tratamento para esse transtorno requer, antes de tudo, um acompanhamento com um neurologista, responsável por esse tipo de doença, bem como estar em contato com um neuropsicólogo, a fim de desenvolver estratégias que amenizem os efeitos negativos da prosopagnosia. Assim, poderá avaliar também, as outras desordens ocasionadas pelo distúrbio.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.