Um estudo da Universidade de Harvard constatou uma “pandemia de câncer de início precoce” para as próximas gerações. Veja os tipos com maior incidência
Glícia Lopes Publicado em 21/09/2022, às 12h39
O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). A cada seis mortes no planeta, uma é em decorrência desta doença. Casos graves desta condição costumam se desenvolver ao longo de anos. Porém, o que um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, tem observado é que no futuro pode ocorrer o que eles chamam de “pandemia de câncer de início precoce”.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer são comportamentais e envolvem questões como alimentação, sedentarismo e tabagismo. Este último, por exemplo, é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, correspondendo a 22% das causas de morte por câncer no mundo.
+++ Operação 'Cancer Moonshot', dos EUA, quer erradicar o câncer no país. É possível?
Uma pesquisa realizada por especialistas do Hospital Brigham and Women’s, da Universidade de Harvard e publicada na revista científica Nature Reviews Clinical Oncology, investigou dados de 44 países disponíveis no Observatório Global do Câncer, verificando a ocorrência dos principais tumores no mundo.
Os pesquisadores identificaram que 14 tipos de tumores tiveram um crescimento significativo de casos em todo o mundo, desde 1990, especialmente entre as pessoas mais jovens. Os especialistas chamam isso de”efeito de coorte de nascimento”, que mostra que a cada período de tempo (como uma década, por exemplo) as pessoas ficam mais suscetíveis a desenvolver cânceres.
+++ Prevenção ao câncer de mama: 6 alimentos essenciais para consumir no dia a dia
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), 40% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos evitando fatores de risco e 30% dos casos podem ser curados se houver detecção precoce e tratamento adequado. Além disso, diversas novas tecnologias vêm sendo descobertas ao redor do mundo em busca da cura do câncer.
Ainda segundo a OPAS/OMS, os tipos de câncer mais comuns são:
Os tipos que figuraram no estudo entre os 14 tumores que tiveram maior incidência de casos no mundo entre pessoas com mais de 50 anos foram:
+++ Como está a evolução da cura do câncer? Veja novidades sobre a doença
O carcinoma basocelular é um tumor cutâneo que, junto do carcinoma espinocelular e do melanoma, são lesões comumente abordadas em provas de Residência Médica por serem muito comuns. Para saber mais sobre este tumor, acesse o Blog da Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!
*com informações da Agência O Globo
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos