MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quem vive em grandes cidades tem mais risco de ter câncer por poluição; Saiba mais

Segundo relatório da AEA, a exposição a substâncias químicas está entre as principais causas da doença, entre elas o câncer por poluição. Entenda os riscos

10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição | Foto: Freepik
10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição | Foto: Freepik

Glícia Lopes* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/06/2022, às 20h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A poluição do ar muitas vezes não é sentida de forma direta. Ela permanece presente no nosso dia a dia sem que nos demos conta de seus efeitos, que podem surgir a longo prazo, como o risco de câncer por poluição, apontado por um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA), publicado pela Agência Brasil. Na investigação, o órgão identificou que aproximadamente 10% dos casos de câncer na Europa estão ligados à poluição.

Os dados podem ser alarmantes para quem vive nas grandes cidades, e convive diariamente com substâncias tóxicas presentes no ar, produzidas pela grande quantidade de automóveis e pelo funcionamento de usinas. De acordo com a Agência, substâncias químicas provenientes e liberadas em locais de trabalho também podem causar câncer. No entanto, a poluição do ar é responsável por 9% dos casos de câncer de pulmão na Europa.

Segundo o relatório da AEA, além da poluição aérea, o tabagismo passivo, e a exposição ao amianto, chumbo, arsênico, crômio, pesticidas, bisfenol A e as substâncias perfluoroalquílicas, estão entre as principais substâncias provocadoras de câncer na Europa. Há, ainda, os riscos com a exposição aos raios ultravioletas, seja artificial ou, principalmente solar, que ajudam a desenvolver a doença. Esses raios são responsáveis por cerca de 4% de todos os casos da doença.

+++ Alimentos diários dos atletas de alta performance; saiba como usar para melhorar o rendimento

Casos de câncer por poluição podem ser evitados

De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA), se adotadas políticas que atuem de forma rigorosa, os números alarmantes identificados no relatório podem sofrer uma queda radical. Por isso, para o órgão, os casos de câncer por poluição podem ser evitados, com a fiscalização e contenção da liberação das substâncias tóxicas citadas.

A Agência salienta, ainda, que os riscos de contaminação por substâncias cancerígenas, expostas no meio ambiente ou no âmbito profissional, podem ser reduzidos. Para o instituto, existe um nível de negligência nessas contaminações, pela falta de políticas voltadas para o controle da emissão de substâncias tóxicas no ar.

Você sabe o que é carcinoma basocelular?

Você que estuda medicina - ou é apenas curioso - e não sabe o que é carcinoma basocelular, se liga nessa dica. No blog Medcel, além de informações atualizadas sobre a categoria médica, concursos, títulos e notícias da área, você aprende o que é e como se manifesta esse tipo de tumor. Ops! Já foi um spoiler. Aproveite e acesse o Medcel para ficar por dentro de tudo da área da medicina e estar sempre um passo à frente.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mylena Lira

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.