MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Saúde da pele: confira alimentos que retardam o envelhecimento precoce

Mais do que estética, uma pele saudável representa um organismo saudável. Para ajudar nesse aspecto, confira alimentos que são aliados da saúde da pele

Mulher de olhos fechados
Mulher de olhos fechados - Freepik

Glícia Lopes

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/08/2022, às 10h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se o corpo humano tivesse um cartão postal, um desses, com certeza, seria a pele. Mais do que questão de estética, este órgão pode denunciar, inclusive, como anda nossa saúde. Isso porque a nossa pele transparece como nos cuidamos e, sobretudo, como nos alimentamos. Nesse sentido, vamos abordar nesse artigo alguns alimentos que contribuem para uma boa saúde da pele.

Fatores como poluição, clima, exposição ao sol, má alimentação, estresse, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e falta de cuidados podem, gradualmente, piorar a saúde da sua pele. Associados ao envelhecimento natural e ao enfraquecimento da saúde, podem provocar o surgimento de doenças e problemas na pele como manchas, acnes e psoríase (manchas avermelhadas com escamas esbranquiçadas), por exemplo.

Além disso, esses fatores podem acelerar o surgimento de rugas e linhas de expressão, que são caracterizadas pela perda da elasticidade da pele, falta de colágeno e desidratação. Em contrapartida, existem alimentos que, se consumidos de forma adequada, podem ser importantes aliados para a saúde da pele.

+++ Saiba como aumentar a imunidade contra doenças investindo numa boa alimentação

Confira 6 tipo de alimentos que são aliados da saúde da pele

  1. Alimentos de cor alaranjada: famosas pelo seu grande potencial na produção de betacaroteno, nutriente responsável pela eliminação de metais pesados do corpo, combatendo radicais livres que, em excesso, atacam as células saudáveis do organismo. A manga, o damasco, a cenoura e o pêssego contribuem na regulação da produção de anticorpos e na regeneração das camadas da pele, com a produção de colágeno e elastina, que promovem um aspecto mais liso e firme à pele. Também possuem vitamina A, importante para a elasticidade e renovação das células da pele. Dê preferência pelo consumo do alimento cru.
  2. Alho: É rico em vários nutrientes, principalmente se consumido cru. Possui sulfatos alílicos que promovem a ação anti-inflamatória do alimento. Uma dica bônus é que o alho, se aplicado na pele diretamente, pode ajudar a remover ou amenizar acnes e manchas da superfície.
  3. Aveia: é rica em silício, que contribui com a renovação dos tecidos, tem ação antioxidante e atua na estrutura de colágeno e elastina, importantes para manter a pele firme e com aspecto suave.
  4. Abacate: é uma fruta rica em ômega-3, responsável pela regulação do sistema cardiovascular e da saúde dos olhos. Esse nutriente pode ser encontrado também em peixes de águas frias, como o salmão. Além disso, o abacate é rico em ácidos graxos, que ajudam a combater inflamações no organismo e mantém o sistema imunológico funcionando bem. É importante se atentar à ingestão desse alimento de maneira correta, preferindo ingerir sem muito leite e açúcar.
  5. Frutas cítricas: acerola, laranja, limão, tangerina, abacaxi e romã são ricas em vitamina C, atuam na produção de colágeno, e tem importante ação antioxidante, evitando o envelhecimento da pele.
  6. Gengibre: um alimento termogênico, que acelera o metabolismo e faz com que as funções do organismo sejam executadas de modo mais ágil. Além disso, podem aliviar cicatrizes, pelo seu potencial antioxidante e tonificante.

Para turbinar a saúde da pele, é importante associar uma boa alimentação, com noites de sono regulares e prática de atividades físicas. Esses comportamentos associados vão promover uma melhora significativa não só da sua pele, como de todo o organismo. Evite a exposição solar em excesso e utilize filtro solar. Além disso, mantenha na rotina a hidratação da pele para obter melhores resultados.

+++ Como está a evolução da cura do câncer? Veja novidades sobre a doença

Carcinoma Basocelular: tudo o que você precisa saber sobre o tumor

O carcinoma basocelular é um tumor da pele que, junto do carcinoma espinocelular e do melanoma, são lesões comumente abordadas em provas de Residência Médica por serem muito comuns.‍ Para saber mais sobre este tumor, acesse o Blog Medcel. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.