Uma dieta das frutas tem como objetivo aproveitar os diversos benefícios que esse tipo de alimento oferece. Mas, é importante saber quando não consumí-las
Glícia Lopes Publicado em 22/09/2022, às 10h40 - Atualizado às 10h52
Dependendo de qual seja o seu objetivo, uma dieta fortalecida - não restrita - no consumo de frutas, pode trazer diversos benefícios, incluindo aumento da imunidade, melhora da concentração, perda de gordura e até rejuvenescer. Para isso, além de consultar um bom profissional de nutrição, para estabelecer a dieta das frutas, é importante conhecer as melhores e as piores para atingir sua meta.
Para ajudar na sua missão, listamos algumas frutas e suas principais características, a fim de que você conheça o que cada uma pode proporcionar, com base nas suas próprias necessidades. Apesar disso, este conteúdo não descarta uma avaliação profissional para sua especificidade.
+++ Alergia ou intolerância alimentar? Conheça as diferenças entre estes problemas de saúde
Banana: é rica em nutrientes, como o potássio e o cálcio, que ajudam a combater cãibras musculares e a controlar a pressão arterial. Por ser rica em fibras, melhora o fluxo intestinal. Também ajuda no combate à anemia, devido à presença de ferro em sua composição. Fonte de triptofano, diminui os níveis de estresse e fornece mais energia. Contudo, duas bananas por dia são suficientes para aproveitar os benefícios.
Manga: rica em fibras, vitaminas e minerais, a manga, uma das frutas mais consumidas no Brasil, ajuda a regular o intestino, a fortalecer o sistema imunológico, colabora com o sistema circulatório e melhora a saúde dos olhos. Apesar disso, contém grande quantidade de carboidratos, o que pode ser maléfico para diabéticos e pessoas que querem perder peso. Devido a isso, deve ser consumida com moderação.
Uva: sua casca é rica em antioxidantes, como o resveratrol, ajudando a eliminar toxinas do organismo, a prevenir doenças, a regular o intestino e a controlar a pressão arterial. Contém bastante açúcar, mas o resveratrol aumenta a sensibilidade à insulina, o que pode ser benéfico para quem tem diabetes.
Abacate: rico em gorduras boas para o organismo, como o ômega 9, esta fruta contribui para a melhora cognitiva e cardiovascular, regulando o colesterol e promovendo a sensação de saciedade. Por isso, se você deseja comer menos sem “passar fome”, o abacate pode ser uma boa opção, desde que consumido moderadamente. Também é rico em fibras, vitaminas, minerais, potássio, magnésio, entre outros nutrientes.
Coco: das 25g de fibras necessárias por dia, 100g de coco fornecem 9g de fibras. É rico em gorduras boas, vitaminas B1, B2, B6 e C, e dos minerais potássio, cálcio, sódio, ferro e fósforo. Assim, fortalece o sistema imunológico, ajuda a regular os minerais no organismo, além de ser um isotônico natural. É uma boa opção como pré-treino, pois fornece energia rapidamente ao organismo.
Caqui: É uma fruta rica em carboidratos, a depender do seu tipo. Por isso, deve-se consumir com cautela, principalmente se evita o ganho de peso ou o aumento de açúcar no sangue. Além disso, dê preferência pelo consumo com casca para aproveitar as fibras da fruta, manter o nível de açúcar equilibrado, além de evitar estimular a produção de gordura no organismo.
Figo: esta fruta também pode favorecer o ganho de peso e, se essa não for a intenção, deve-se consumir com moderação. Possui grande quantidade de fibras, que auxiliam no trânsito intestinal. A fruta é boa para o coração e auxilia a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.
+++ Você conhece os riscos e benefícios do glúten para a saúde? Confira
Se você também tem dúvida sobre qual especialista médico cuida dessa e de outras áreas, se atente à próxima dica: no Blog da Medcel, você confere informações completas sobre concursos na área da medicina, notícias, informações sobre títulos e especialidades médicas. Você poderá conhecer, por exemplo, o que faz um médico angiologista. Confira e não perca nenhum assunto da área médica!
+++ Acompanhe as principais informações sobre Saúde no JC Concursos