Apesar do aumento da inflação na cidade de São Paulo, os dados indicam que apenas dois dos sete componentes da pesquisa subiram os preços
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe), que mede a inflação na cidade de São Paulo/SP, apresentou uma alta de 0,94% na 1ª quadrissemana de março. O avanço da pressão inflacionária já é maior do que foi registrada durante todo o mês de fevereiro, que subiu 0,90%.
Os dados foram publicados, nesta quinta-feira (10), pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vinculado ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Nesta primeira medição, apenas dois dos sete componentes ganharam força, enquanto que os demais desaceleraram. Veja abaixo:
O IPC, conhecido como Índice de Preços ao Consumidor, avalia a evolução do custo de vida das famílias que moram em São Paulo/SP.
LEIA TAMBÉM
O indicador é um dos mais antigos do Brasil. Ele começou a ser calculado em janeiro de 1939 pela Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo. Em 1968, a responsabilidade do cálculo foi transferida para o Instituto de Pesquisas Econômicas, vinculado ao Departamento de Economia da USP e, posteriormente em 1973, com a criação da Fipe, para esta instituição.
O IPC-Fipe estima as variações do custo de vida das famílias com renda familiar entre 1 e 10 salários mínimos.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.