Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que prevê isenção da compra de motocicletas para grupo de motoristas profissionais. Saiba mais detalhes
Projeto de Lei 325/23 que tramita na Câmara dos Deputados pode isentar dos impostos sobre Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no caso de compra de motocicletas nacionais de até 250 cilindradas.
A medida pode beneficiar uma parcela de brasileiros que considerar comprar motos na especificação mencionada acima, a exemplo dos motoristas profissionais. No momento, a proposta segue sendo analisada pela Casa.
+ Entidade defende produtores de vinho sobre trabalho escravo: "falta de mão de obra"
Serão beneficiados com o Projeto os motoristas profissionais que atuam em serviços de mototáxi, motofrete ou entrega de mercadorias. A medida também beneficia grupos de trabalhadores filiados a cooperativas.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o texto, também serão isentos dos impostos as cooperativas de mototáxi e motoristas profissionais impedidos de continuar exercendo a atividade porque o veículo foi acometido por uma destruição completa, furto ou roubo do veículo.
O autor do Projeto, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), afirmou a Agência Câmara de Notícias, que "nos últimos anos, ocorreu um aumento exponencial do trabalho realizado com a utilização de motos para o transporte de passageiros, mercadorias e serviços".
Ainda sobre o assunto, Albuquerque afirma que o tipo de atividade que será beneficiada ajuda a reduzir os custos do transporte de passageiros e de mercadorias, a exemplo das transações feitas por aplicativos. "A atividade gera empregos, especialmente para jovens”, acrescentou o parlamentar.
Atualmente, o projeto será despachado para análise das comissões permanentes da Câmara. Para se tornar lei, o Projeto de Lei precisa passar por votação em Plenário nas duas Casas: Câmara e Senado e, caso seja aprovado, ainda precisará da sanção presidencial. A medida prevê o acréscimo de novas regras à Lei de Isenção do IPI e à lei que regulamenta a tributação das operações financeiras (Lei 8.383/91).
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.